Início Plantão Barra 1º Mutirão Amigos da Pedra Branca

1º Mutirão Amigos da Pedra Branca

 

Será realizado no dia 29 de abril, a partir das 8:30, o 1º Mutirão Amigos da Pedra Branca em Jacarepaguá, o ponto de encontro será na sede do Parque, localizada no Pau da Fome, às 08h30m.

 

De acordo com os organizadores, mesmo com chuva, o encontro não será cancelado, visto que existem outros trabalhos para serem feitos próximo a administração. Caso o número dos voluntários seja acima do esperado, serão feitos grupos específicos baseados no perfil de cada um.

 

Os interessados em participar desse projeto precisam confirmar presença através do e-mail [email protected], ou através das comunidades do orkut e facebook Trilhas Quase Secretas, SOS Trilhas, Destemidos ou Parque da Pedra Branca – RJ.

 

Como Chegar: Pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede. Estrada do Pau da Fome nº 4003. Linhas de ônibus: 764 – Madureira – Pau da Fome (via taquara). Há também opção de vans no largo da taquara (início da Estrada do Rio Grande).

As atividades propostas para o dia do mutirão são:

1) Retirar do solo mudas de Cotieira – Anda-açú das proximidades da Sede e acondicioná-las em sacos com terra. Nossa idéia é manejar em torno de 200 mudas em média.

Será necessário:

• preparar um local para servir de horto provisório para as mudas que irão ser produzidas;
• preparar o substrato (mineral/orgânico/etc.);
• retirar as mudas com extremo cuidado para não romper as raízes (ora molhando o solo, ora escavando com ferramentas e/ou com as mãos);
• colocar as mudas nos sacos e preenchê-los com substrato e acomodá-las no horto provisório previsamente preparado.

2) Manejo de vegetação e solo (retirada de espécie exótica invasora – jaqueira e abertura de covas, controle de erosão e conserto da fração da trilha) para enriquecimento vegetacional (plantio de mudas de espécies nativas). Faremos deslocamento até a área de manejo, localizada ao longo do caminho até a Represa Rio Grande. Duração da caminhada de aproximadamente 5 a 7 minutos tendo que transportar todo o tipo de ferramental necessários para a atividade.

Será necessário:

• Reconhecer e isolar a área – delimitação com fita zebrada ou barbante;
• cortar estacas de bambu e transportá-las.
• Plantar as mudas, regá-las e sinalizar o local com as estacas. Nossa idéia é plantarmos aproximadamente 100 mudas porém, dependerá da área menejada no dia.

3) Manejo da Trilha da Pedra do Quilombo. Colocação de degraus de madeira, pouco antes do “colo” que separa a Pedra do Quilombo do Morro do Quilombo. Aproximadamente 30 metros de trilha no ponto de maior declividade. Localização do manejo é no início do terço último da caminhada (logo após a primeira hora). Será necessário o transporte de moirões de eucalipto (pelo menos 4 ou 5), estacas de madeira e todo o ferramental necessário).

 

Trajar roupas leves (bermudas ou calças que permitam liberdade de movimento, camiseta, etc…) e tênis/bota confortável (preferencialmente com solado anti-derrapante);

Levar ao menos 2 litros de água, suco ou isotônico;

Levar lanche (barras de cereal, biscoitos, frutas…).
Levar toalha e/ou canga, roupa reserva, boné, óculos de sol, repelente e protetor solar.
Levar um documento de identidade com foto. Menores de 18 anos que desejarem participar da trilha deverão levar a autorização de um responsável.

 

 

Fonte: Assessoria