Início Plantão Barra 1º Prêmio UBC irá fazer homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil

1º Prêmio UBC irá fazer homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil

ubc_0010_convite_premio_ubc_06_bv

A União Brasileira de Compositores – UBC* – maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, sem fins lucrativos e que pertence aos autores (são 25.000 titulares), criou o seu prêmio UBC de música e, nesta primeira edição, contemplará apenas um compositor brasileiro.

 

O escolhido pelo conselho diretivo de autores da UBC foi GILBERTO GIL que, além de ter uma obra magnífica, completou este ano 75 anos de idade e a UBC também completa 75 anos de existência.  Gil é membro da UBC desde 92 (25 anos).

 

Para os próximos anos, a UBC pretende ampliar o prêmio para outras categorias a serem anunciadas como produtores, editores, arranjadores, intérpretes contemplando assim todos os segmentos da música mas tendo sempre como prêmio principal o de compositor.

 

A entrega do prêmio acontecerá no próximo dia 28/11/17, às 19h, na própria sede da UBC que fica na Rua do Rosário, 01, no Centro do Rio, com uma vista fantástica para a baia de Guanabara, Museu do Amanhã e Ilha Fiscal. 

 

No 12º andar será um espaço para eventos que vai se chamar Casa UBC e lá vai acontecer o coquetel, a entrega do prêmio e um número musical em homenagem a Gil. Esse espaço é decorado com as 80 caricaturas de compositores brasileiros feitas pelo renomado Lan e todas restauradas e emolduradas com aprovação do próprio autor.  Além disso, teremos versos de Gil plotados no teto e nas paredes da Casa UBC. 

 

A data da festa seria 7/10, dia do Compositor Brasileiro mas por problemas de agenda de Gil, a UBC teve que passar a festa para 28/11.  Daqui por diante, todos os anos o prêmio será entregue na segunda-feira anterior ao Dia do Compositor.

 

A UBC vai convidar sua co-irmã francesa SACEM (Societé des auteurs, compositeurs et editeurs de musique) na figura de seu diretor para participar do evento pois além da parceria, é esta sociedade francesa que representa Gilberto Gil no mundo.

 

A UBC através de suas redes sociais pretende envolver também os fãs de Gil pedindo que cada um eleja seu verso favorito de Gil e pedirá também a seus colegas compositores/intérpretes que façam um depoimento para o premiado.

 

*A UBC – União Brasileira de Compositores – é uma sociedade sem fins lucrativos, dirigida por compositores, que tem como objetivo principal promover e proteger os diretos autorais. Atua na arrecadação e distribuição dos rendimentos das pessoas que fazem a música existir: autores, intérpretes, músicos, gravadoras e editoras. Foi fundada em 1942 com o apoio de grandes nomes históricos da música brasileira e hoje representa seus 25 mil associados em mais de 130 países. Com uma história de pioneirismo por ter sido a primeira associação brasileira do gênero, a UBC atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência. A UBC existe por quem faz a música.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here