Início Plantão Rio 2.000 dias para 2016

2.000 dias para 2016

Cerimônia realizada neste domingo, 13, em Manaus, levou  à Região Norte do Brasil o espírito dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O evento, realizado no Teatro Amazonas, principal patrimônio cultural do estado, celebrou a marca de 2.000 dias para os Jogos Olímpicos. Estiveram presentes ao evento o Presidente do Comitê Organizador Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, o Prefeito de Manaus e ex-Governador do Amazonas, Amazonino Mendes, o Diretor Geral do Rio 2016, Leonardo Gryner, dirigentes do COB e do Rio 2016 e os  Presidentes das Confederações Brasileiras que dirigem os esportes olímpicos, associadas do Comitê Rio 2016. Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, cuja sede é em Manaus, foi o anfitrião da cerimônia.

O Presidente do Rio 2016 e do COB, Carlos Arthur Nuzman, ofereceu ao Prefeito Amazonino Mendes e ao presidente da CBAt placas alusivas à  ocasião. Nuzman ressaltou que a visita a Manaus é importante pois reforça a ideia de que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 são de todo o Brasil. “Decidimos vir a Manaus para começar a integração dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por todo o país. Nada mais emblemático do que comemorarmos os 2.000 dias para a abertura dos Jogos em plena Amazônia, símbolo da biodiversidade do Brasil e do mundo”, afirmou o Presidente do Comitê Organizador Rio 2016.

“É uma honra para o povo amazonense marcar o início dessa integração dos Jogos Olímpicos Rio 2016 pelo Brasil através do esporte. Que os deuses da mitologia amazônica abençoe os Jogos Olímpicos Rio 2016”, frisou o Prefeito de Manaus.

A cerimônia realizada em Manaus teve um componente a mais de simbolismo olímpico. O Teatro Amazonas, cenário de requinte e beleza em plena Amazônia,  foi construído em 1896 pelo então governador do estado Eduardo Gonçalves Ribeiro, numa época em que a região e o país desfrutavam os benefícios do ciclo da borracha. Naquele mesmo ano, o Barão Pierre de Coubertin realizava em Atenas a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.  Como parte da cerimônia, a marca de 2.000 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi  brindada  com uma apresentação da Orquestra Amazonas Filarmônica.

Locais de Treinamento para o Rio 2016

O Comitê Organizador lança esta semana o Processo de Cadastramento de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, uma oportunidade para que instalações esportivas de cidades de todo o Brasil se cadastrem para receber atletas dos países participantes dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos para períodos de treinamento e aclimatação antes do evento.

Em visita ao Brasil no fim de 2010 para o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, se disse feliz por constatar que a preparação para os Jogos está indo extremamente bem e teve reiteradas pela Presidenta Dilma Rousseff as garantias dadas pelo Presidente Lula durante a candidatura do Rio, de que o país realizará um grande evento.

Fonte: COB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here