Início Destaque 2 de setembro: Dia do repórter cinematográfico e fotográfico

2 de setembro: Dia do repórter cinematográfico e fotográfico

A credibilidade de uma notícia narrada por um jornalista está na qualidade dos argumentos usados para reportar o receptor até o local do fato. Durante os primeiros séculos da imprensa, os acontecimentos eram narrados apenas com as palavras do repórter que investigou o assunto. No ano de 1880 o jornal Daily Herald, de Nova Iorque, inovou colocando a primeira imagem a circular em um jornal, muito mais do que simplesmente comprovar o fato o veículo queria chamar a atenção do leitor.

A partir daí a fotografia adquiriu uma grande importância nas matérias jornalísticas, tanto para complementar a ideia do texto quanto para comprovar a veracidade dos fatos. Nasce uma profissão: Repórter Fotográfico, que tem o seu dia comemorado em 02 de setembro.

Ao longo dos anos, a fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias. A relação entre a narração de fatos e a fotografia se consolidou através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.

 

Função de um Repórter Fotográfico

O repórter fotográfico tem a função de transmitir o registro fiel de uma situação através das lentes de sua câmera. As imagens podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, e até mesmo registrando sentimentos.

Uma tendência moderna é dos registros feitos por profissionais chamados de paparazzi. Eles fotografam celebridades do cinema e da televisão, expondo suas imagens em momentos mais descontraídos ou comprometedores. São utilizadas com frequência por revistas de fofoca, o que aumenta as vendas da publicação.

Repórter cinematográfico é o profissional responsável pela captação, fotografia, áudio e linguagem das imagens das reportagens do telejornalismo e/ou programas de produção. Dessa forma, é uma função exercida, exclusivamente, por jornalistas. Ele geralmente trabalha em equipe com um repórter e, eventualmente, um auxiliar.