O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, participa de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira, 20 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. O dirigente da instituição vinculada ao Ministério da Cultura representará o ministro Juca Ferreira, que por motivo de agenda não poderá comparecer à solenidade.
A agenda oficial terá início às 17h, na Praça XV, com o lançamento do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil – João Cândido, a luta pelos Direitos Humanos, seguido do descerramento da estátua do Almirante Negro, monumento criado pelo artista plástico Walter Brito em homenagem ao líder da Revolta da Chibata, João Cândido Felisberto.
Dia da Consciência Negra – A data de 20 de novembro foi escolhida para assinalar o dia no qual, no ano de 1695, Zumbi, líder do Quilomdo dos Palmares, em Alagoas, foi morto. É reconhecida desde 2003, quando foi sancionada a Lei nº 10.639, e representa um momento de reflexão e conscientização sobre a importância da povo africano na formação cultural brasileira. Mais de 300 municípios do país – cerca de 5% do total – oficializaram o feriado.