O Detran apreendeu 43 veículos em situação irregular nesta segunda-feira (10/8), sendo 21 em operações de rotina realizadas na Barra da Tijuca, 20 em Campo Grande e dois na Via Dutra, em blitz conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A maioria estava com o licenciamento anual vencido e com débitos de IPVA.
Na Barra, 11 veículos foram recolhidos de manhã, na Avenida das Américas, e outros 10 na parte da tarde, na Avenida Ayrton Senna. Em Campo Grande, os agentes atuaram na Avenida Cesário de Melo com Rua Adolfo Lemos, na parte de manhã, rebocando 10 veículos. À tarde, na Estrada do Mendanha, em frente ao posto de vistoria do Detran, a equipe realizou mais 10 apreensões. A operação com a PRF, que resultou em duas apreensões, foi montada no quilômetro 166 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na altura da Pavuna.
Todos os 43 veículos foram encaminhados para os pátios do departamento, de onde somente serão liberados mediante o pagamento de multas e taxas. Se não forem recuperados pelos proprietários em até 90 dias, os carros serão leiloados. Em caso de dúvida, o proprietário pode localizar pela internet em qual depósito se encontra o veículo. Para isso, basta acessar o site www.detran.rj.gov.br, clicar no link “Consulte se o seu veículo está num dos pátios do Detran” e digitar o código alfanumérico da placa.
O departamento recomenda que os interessados em recuperar veículos apreendidos se dirijam às Unidades de Liberação de Veículos (ULVs) da Barra da Tijuca, de Belford Roxo ou à nova unidade do Rio Poupa Tempo em Bangu. A ULV da Barra fica no shopping Città America, na Avenida das Américas, 700, 2º piso, Loja 211-A. A de Belford Roxo está instalada no shopping do supermercado Carrefour, na Avenida Jorge Júlio da Costa Santos, 200 – Loja 4. E a de Bangu, na Rua Fonseca, 240, no Bangu Shopping. O serviço também está disponível na sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, 817, térreo, Centro do Rio. Em todas as unidades, o funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h, com exceção da unidade Rio Poupa Tempo, que funciona a partir das 8h.
Quem for flagrado dirigindo com o licenciamento anual vencido comete uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Além de ser multado em R$ 191,54, o motorista recebe sete pontos na habilitação e tem o veículo apreendido.
Fonte: Detran