Início Plantão Rio 22/9 – Dia Mundial Sem Carro

22/9 – Dia Mundial Sem Carro

Prefeito pedala até o Leblon e apresenta novos ônibus

Em apoio ao “Dia Mundial sem Carro” celebrado nesta quinta-feira, dia 22, o prefeito Eduardo Paes seguiu de bicicleta da Vista Chinesa, vizinha à residência oficial, até a Praça Atahualpa, no Leblon, onde apresentou os novos ônibus da cidade. Batizado de Mega BRS, o novo veículo que circulará nas vias BRS é dotado de piso baixo tipo low entry (que facilita o acesso de pessoas com deficiência física e idosos), motor traseiro (que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus), câmbio automático e suspensão pneumática. Uma frota inicial de 18 ônibus começará nesta quinta-feira a operar em linhas que circulam pelos corredores BRS dos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana. A renovação da frota será gradual. A cada ano, começando neste, 20% dos ônibus terão que ser substituídos. Os novos veículos também circularão nos próximos corredores BRS que a prefeitura vai implantar no Centro e em demais regiões da cidade.

O Dia Mundial sem Carro foi criado na França em 1998 em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura do Rio mobilizou várias secretarias e órgãos públicos para desenvolver ações durante todo o dia. Uma delas será a proibição do estacionamento no Centro numa área duas vezes maior do que a do ano passado: desta vez, o quadrilátero terá como limite as ruas Santa Luzia e Candelária, na Praça Pio X, e as avenidas Presidente Antônio Carlos e Rio Branco. Também está proibido o estacionamento de carros em todos os prédios públicos municipais.

A prefeitura também ampliou o número das chamadas "Zonas 30": este ano, um conjunto de ruas internas na Cidade Nova também passa a ter limite de 30 km/h para estimular o uso da bicicleta e permitir uma relação compartilhada entre motoristas, ciclistas e pedestres. Ao longo de 2009 e 2010 foram implantadas zonas 30km/h em 10 bairros da cidade. A partir de amanhã, a Zona Norte também ganhará o Circuito Tijuca (3,5km) / Grajaú (6,5km) com faixas compartilhadas e ciclofaixas.
 

Fonte: Prefeitura do Rio