Início Plantão Rio 300 alunos da rede estadual se formam

300 alunos da rede estadual se formam

“Vocês resumem o Rio que estamos vivendo agora: de abertura de mercado e de demanda de mão-de-obra. Os próximos eventos vão exigir muitos trabalhadores e é aí que vocês entram”. A frase, dita pelo secretário de Educação, Wilson Risolia, foi direcionada aos 300 alunos da rede pública estadual que receberam certificados, na tarde desta terça-feira (21/12), de conclusão do programa de qualificação profissional Enter Jovem Plus, uma parceria entre as secretarias de Educação, Trabalho e Renda, o Instituto Empreender, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a empresa Chevron.

O evento aconteceu no auditório da Caixa Cultural, centro do Rio, com as presenças do subsecretário de Estado de Trabalho e Renda, Mauro Nascimento, do cônsul-geral dos EUA no Rio, Dennis Hearne, e da coordenadora do Enter Jovem Plus – Instituto Empreender, Marisa Soares. A cerimônia marcou o encerramento das 300 horas de treinamento que os jovens formandos do ensino médio receberam em tópicos como empregabilidade, qualidade no atendimento, turismo e tecnologia por meio do Enter Jovem Plus. O programa foi aplicado em 16 escolas estaduais nos municípios de Itaboraí, Japeri, Queimados e Rio de Janeiro desde maio deste ano e tem como objetivo capacitar e inserir no mercado de trabalho formal jovens da rede pública vindos de famílias de baixa renda.

– Este evento tem um simbolismo. Eu também tive uma infância humilde como vocês, morei perto do Complexo do Alemão e cheguei a ser presidente da área financeira da Caixa Econômica . Nós, como Estado, vamos trabalhar para vocês. É possível tentar – afirmou Risolia.

Representando o secretário de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, o subsecretário Mauro Nascimento lembrou que neste ano foram qualificados 35 mil alunos e que há vários programas sendo postos em ação pela pasta já de olho na demanda de mão-de-obra qualificada para a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.

– Nunca houve tanto investimento em qualificação profissional no estado. Queremos dar parabéns a todos os alunos, educadores e parceiros e dizer que, a partir do ano que vem, vamos aumentar nossa participação neste programa.

O cônsul americano destacou que sem parceria seria impossível alcançar as metas do programa e anunciou o aumento do número de vagas para 2011 de 300 para mil. Hearne também afirmou que no próximo ano o projeto no Rio passará a contar também com ensino de inglês básico, com metodologia desenhada para capacitar os jovens a executar o primeiro atendimento a estrangeiros.
 

Fonte: Gov Estado Rio