Início Plantão Rio 45º Mundial Militar de Tiro

45º Mundial Militar de Tiro

Cerca de 200 atletas de 28 países disputarão o 45º Mundial Militar de Tiro  (www.rio2011.mil.br/45WMSC), que começa às 08h30 desta segunda-feira, dia 29, com a Cerimônia de Abertura, no Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense (CNTE), em Deodoro, Rio de Janeiro. A competição é considerada o principal evento teste dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, os Jogos da Paz.
 
O evento marca a reinauguração do estande de fuzil 300m do CNTE. A conclusão da obra segue o cronograma das instalações visando o Rio 2011.
 
Como evento teste, o 45º Mundial Militar de Tiro tem em sua organização o envolvimento de todos os membros do Comitê de Planejamento Operacional (CPO) trabalhando em suas respectivas funções, tal qual ocorrerá durante os Jogos Rio 2011.
 
"A ideia é colocarmos em prática absolutamente tudo para ser testado. Pretendemos fazer a estrutura inteira funcionar e vamos usar o máximo possível dos meios", afirmou o Coordenador Geral do CPO, General Jamil Megid Júnior. 

ATLETAS INTERNACIONAIS

Entre as missões participantes, estão atletas militares de destaque internacional como o campeão olímpico ucraniano, o Capitão Oleksandr Petriv, e o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 na pistola de ar, o Capitão finlandês Henri Hakkinen.
 
“O Brasil é meu país de sorte”, constata Petriv, em entrevista por e-mail para o Portal Rio 2011.
 
"Espero vencer novamente, desfrutar de dias alegres e de sorrisos amáveis dos competidores, exatamente a atmosfera de grande amizade que torna este campeonato tão diferente”, completou.
 
Na equipe brasileira, destaques para o Tenente-Coronel-Aviador Julio Almeida, os Majores Iengo Batista e Emerson Duarte, a Major Ana Luiza Ferrão, que conquistou vaga para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, a Tenente Robeta Cabo Almeida (foto).

COMPETIÇÃO


Serão disputadas 16 provas no 45º Mundial Militar de Tiro, sendo oito no masculino e oito no feminino. Os homens disputarão quatro provas de armas longas: fuzil standard três posições e fuzil rápido militar, no estande de 300m. E quatro de armas curtas: fogo central e tiro rápido militar, ambas no estande de 25m.
 
As mulheres também disputam quatro provas de armas longas: carabina três posições e carabina deitado, ambas no estande de 50m. E quatro de armas curtas: pistola 25m e pistola de tiro rápido militar. Todas as provas terão disputas individuais e por equipes.

Fonte: rio2011.mil.br