Inovar ao consumir diante das possibilidades tecnológicas e dos valores emergentes na atualidade. Este será o foco do 4º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo, realizado pelo Senai Cetiqt, que acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro, no Copacabana Palace, no Rio. Especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais vão apresentar, através de palestras e debates, as relações existentes entre consumo e inovação e o cenário atual no Brasil e no mundo. Também será ministrado um workshop aberto a profissionais do mercado, com foco em consumo.
Na programação desta edição estão confirmados o gestor estratégico Paulo Antônio Pedó e o gerente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Grendene, Edson Matsuo, que apresentarão o case Melissa sobre o reposicionamento da marca no mercado nacional e internacional; o diretor belga da Flemish, Pascal Cools, que falará sobre o empreendedorismo criativo na moda; o pesquisador sobre tecnologia da informação Silvio Meira, que mostrará a relação entre consumo e inovação; o especialista Alberto Carlos Almeida, autor do livro A Cabeça do Brasileiro, que apresentará as formas de consumo da sociedade brasileira, e o executivo Francesco Morace, presidente do Future Concept Lab, instituto de pesquisas de tendências de comportamento e consumo sediado em Milão.
“O brasileiro está em constante mudança quando o assunto é consumo. Os avanços tecnológicos e o novos comportamentos e valores dos consumidores exigem criatividade das empresas e impulsionam a inovação nos processos de concepção, produção e comercialização de produtos e serviços. É por isso que pensamos em abordar a relação Inovação e Consumo nesta edição do seminário”, explica Fabiana De Luna, coordenadora de gestão estratégica e de mercado do Senai Cetiqt.
Durante o seminário, também será lançado o livro DNA Brasil: Tendências e Conceitos Emergentes para as Cinco Regiões Brasileiras, fruto de um estudo realizado pelo Senai Cetiqt sobre o que caracteriza o Brasil, em seus aspectos naturais, demográficos, sociais e culturais, e tem como objetivo oferecer, a partir do que se percebe como características ou símbolos da brasilidade, uma fonte de estímulos criativos para o campo do design, da moda, da comunicação, entre outros negócios. A idéia é oferecer um material que possa inspirar profissionais, estudantes e gestores de diferentes empresas, na criação, produção e comercialização de produtos que valorizem as características culturais e o talento local brasileiros.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura – Antonio Cesar Berenguer – Presidente do Conselho Técnico Administrativo do SENAI CETIQT
10h30 – Coffe Break
11h – O Cenário do Consumo e os Novos Talentos da Inovação
Francesco Morace – Future Concept Lab, Milão
12h – Case Melissa – As estratégias e o reposicionamento da marca Melissa no mercado nacional e internacional
Paulo Antônio Pedó – Gestor Estratégico da marca Melissa
Edson Matsuo – Gerente da Divisão de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Grendene
13h – Almoço
14h30 – O Cenário Brasil – As formas de consumo das classes sociais
Alberto Carlos de Almeida – Cientista Político
15h30 – Empreendedorismo criativo na moda
Pascal Cools – Flemish, Bélgica
16h30 – Coffe Break
17h – A relação entre consumo e inovação
Silvio Meira – Pesquisador sobre tecnologia da informação
18h – Coquetel
SERVIÇO
Data – dias 1 (seminário) e 2 (workshop) de setembro.
Duração – de 8h30 às 18h.
Local – Hotel Copacabana Palace. Avenida Atlântica, 1702, Copacabana – Rio de Janeiro.
Inscrições – até o dia 31/08, a inscrição apenas para o primeiro dia custa R$ 670 para profissionais; e R$ 400 para estudantes. Para os dois dias, a inscrição custa R$ 1080.
Vagas: 350 vagas para o primeiro dia; 80 vagas para o segundo dia.
Informações: 2582-1001 ou no site www.cetiqt.senai.br
Fonte: Approach