Ao participar no início da tarde desta segunda-feira, dia 17, da abertura do Conotel 2009 – 51º Congresso Nacional de Hotéis, o maior encontro do setor de hotelaria e turismo do país, o prefeito Eduardo Paes defendeu uma postura otimista dos empresários que atuam na área, com base no excelente momento econômico e a boa visibilidade que o Brasil ostenta no cenário internacional. O encontro, que acontece de hoje até o dia 19 (quarta-feira) no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, tem como tema a crise mundial e o desafio, para o setor hoteleiro nacional, de buscar novos mercados e ainda a otimização dos custos e dos investimentos.
Ao lado do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) nacional, Álvaro Bezerra de Melo, o prefeito destacou o bom momento que passa o Brasil frente à crise.
– Acho que o país vive um momento especial pois, como todos sabemos, a economia brasileira não sofreu tanto com a crise quanto sofreram as de outros países. Por isso, todos nós temos que sair desse congresso com enorme otimismo – afirmou Eduardo Paes, lembrando que o Brasil tem “oportunidades únicas” nesse momento para ampliar e melhorar sua visibilidade no exterior, com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e a forte possibilidade de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
– Hoje de manhã eu e o governador chegamos de uma viagem de quatro dias a Berlim, onde estivemos em reunião com vários eleitores do Comitê Olímpico Internacional (COI), e as chances do Rio de Janeiro receber os Jogos são muito grandes. A eleição é apenas em 2 de outubro, em Copenhague (Holanda), ainda há muito trabalho a fazer, mas o fato é que o Rio de Janeiro e o Brasil – porque essa Olimpíada é de todos – tem uma oportunidade incrível de, no espaço de dois anos, receber os dois maiores eventos do mundo – sublinhou.
Paes destacou ainda os investimentos recentes na infraestrutura da cidade para sediar eventos, como o próprio centro de convenções na Cidade Nova, a Marina da Glória (que segundo o prefeito terá em breve um espaço para congressos e eventos), e a Zona Portuária.
– E a Prefeitura do Rio já estuda medidas para incentivar o setor hoteleiro, para que essa cidade possa cumprir bem o seu papel de porta de entrada do turismo estrangeiro internacional no Brasil, e com seu papel de protagonista que terá em 2014 e em 2016, se Deus quiser – encerrou.
Pouco antes da abertura, em entrevista à imprensa, Eduardo Paes anunciou que, nas próximas semanas, serão definidas medidas para incentivar a construção de novos hotéis no Rio, inclusive com a possibilidade os chamados “condo-hotéis”.
– Apart-hotéis, no entanto, já estão descartados – assegurou.
Com 800 inscritos e mais de 100 empresas expositoras de produtos, serviços e equipamentos do setor, reunidas num espaço total de 1.000 m², o 51° Conotel – que é realizado pela segunda vez seguida na cidade do Rio de Janeiro – deve atrair cerca de três mil visitantes, segundo estimativas dos organizadores. Quem quiser pode acompanhar os debates pela Internet, na página oficial do evento (www.conotel.com.br).
Municipalização dos bondes – Também ao falar com jornalistas, o prefeito e o governador disseram que estão estudando a municipalização da rede de bondes que atualmente serve ao bairro de Santa Teresa, na região do Centro.
Já a respeito de mudanças na malha viária do bairro, Paes comentou que é preciso analisar o caso com atenção para verificar se há problemas, mas lembrou que em cidades de todo o mundo é compatível a circulação de bondes ao lado de outros meios de transporte.
– Em Berlim, por exemplo, o VLT divide a rua com os carros, e às vezes acontecem acidentes. A própria turista ferida deu entrevista dizendo que pode acontecer em qualquer lugar do mundo. A gente tem que começar a conviver com esses transportes alternativos, como as ciclofaixas. O que precisa é de atenção – sublinhou o prefeito. Ele contou ainda que o projeto de revitalização da Zona Portuária inclui a implantação de um VLT.
Fonte: Prefeitura do Rio