Início Plantão Rio 54 mil pessoas foram orientadas sobre a Gripe A

54 mil pessoas foram orientadas sobre a Gripe A

Segundo dados divulgados no início da noite de segunda-feira, dia 10, pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), até o momento mais de 54.881 mil pessoas já receberam orientação e/ou atendimento a respeito da epidemia de Influenza A (H1N1 A), nas diversas ações implantadas pela Prefeitura, isoladamente ou em parceria com os governos estadual e federal.

Ainda de acordo com o levantamento, 799 gestantes foram atendidas pelo serviço especializado do Telessaúde (3523-4025) destinado a elas. Desse total, 28 mulheres precisaram ser removidas por ambulância para hospitais do município e 786 ligações foram realizadas pelos profissionais de saúde para monitorar as pacientes. O Telessaúde funciona 24 horas e as grávidas que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem entrar em contato para receber as devidas orientações.

Já os seis polos de acolhimento criados pelo Gabinete Integrado de Emergência para a Gripe A e que estão sob gestão da SMSDC já atenderam mais de 15.255 pessoas. Os pólos, que atuam de forma integrada à rede de saúde da cidade e atendem a pessoas com suspeita de terem contraído a doença, estão localizados nos hospitais municipais Lourenço Jorge (HMLJ), Souza Aguiar (HMSA) e Miguel Couto (HMMC), nas UPAs 24 horas de Campo Grande e Santa Cruz e ainda no quartel do Corpo de Bombeiros do Méier.

Outras 15.827 pessoas acessaram o hotsite http://gripea.rio.rj.gov.br, em busca de informações sobre o vírus. A ferramenta é de fácil acesso e, através de um questionário simples, tira dúvidas sobre a nova gripe e direciona os que estejam com os sintomas da doença, para que recebam o atendimento necessário o mais rapidamente possível.

Para completar, os dois Centros Móveis de Prevenção da Gripe A e os dez Pontos de Esclarecimento mantidos pela Prefeitura – que estão até amanhã, dia 12, nos bairros de Madureira e Penha, das 9h às 17h – atenderam até agora a mais de 23 mil pessoas. Essas unidades de informação já passaram pelos bairros da Gávea, Barra da Tijuca, Cinelândia, Mercadão de Madureira, Central do Brasil, Bangu, Bonsucesso, Jacarepaguá, Campo Grande, Santa Cruz, Rio Comprido, Tijuca e Vista Alegre, Rocinha e Pedra de Guaratiba.

 

Fonte: Prefeitura do Rio