Início Plantão Brasil 5ª Edição do Comunique-se Cases mostra novas tendências no uso de mídias...

5ª Edição do Comunique-se Cases mostra novas tendências no uso de mídias sociais pelas empresas

Embora o uso das redes sociais esteja se massificado entre grandes empresas, seu uso ainda não é, necessariamente, eficaz. A comunicação que as corporações fazem nessas mídias ainda se limita a ações de marketing e divulgação de produtos. Mas uma mudança está em curso, mostrando qual será o caminho para as ações em Twitter, Facebook e afins. Em sua quinta edição, o Comunique-se Cases, evento em que as maiores empresas instaladas no país apresentam suas principais ações na área de comunicação e marketing. Neste ano, entre seus seis finalistas, três são cases relacionados a mídias sociais. 

 

 

Maisa Dóris, diretora de conteúdo do Comunique-se, afirma que mais da metade dos cases inscritos nesta edição refere-se a mídias sociais. “Detectamos ações realmente interessantes, em que as redes sociais são usadas de forma inovadora pelas empresas”, diz Maisa. “São ações importantes que mostram como essas novas mídias serão usadas no futuro. Isso é representativo, particularmente nesta edição do Comunique-se Cases, quando o evento passa a ser uma premiação”, avalia.

 

Um dos cases finalistas é a ação da Vale que resultou na conquista de 550 mil seguidores no Twitter e no Facebook. Mônica Ferreira, gerente geral de relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da empresa, que apresentará o case na premiação no dia 21 de outubro, afirma que a Vale entendeu que as redes poderiam ser usadas para trabalhar sua percepção positiva e destacar projetos e iniciativas em andamento, mostrando a empresa de forma transparente, com comunicação direta e simples. A ação teve grande êxito, particularmente com os investidores da companhia.

 

Outro caso fez uso das redes sociais como se fossem veículos de comunicação. A fim de manter a normalidade de suas entregas durante o período das manifestações, a Ambev, que já executava uma ação agressiva nas mídias sociais, organizou uma força-tarefa para fazer o mais amplo mapeamento de todos protestos que aconteciam no país. Alexandre Loures, diretor de comunicação da Ambev, relembra que era um momento estratégico, já que ocorria a Copa das Confederações, que tem a Ambev como patrocinadora, o que exigia que o abastecimento não sofresse falhas.

 

A Copa das Confederações também figura em outro case. A partir da análise de posts de torcedores sobre os jogos da seleção no torneio, a IBM alavancou o uso de alguns de seus aplicativos. Fabiana Galetol é Diretora de Branding e Comunicação Externa da IBM Brasil, considera o case um exemplo sobre como a explosão de informações nas redes sociais pode ser útil às empresas.

 

 

Maisa Dóris destaca que o Comunique-se Cases, principal evento do gênero no país, exige que os executivos das empresas contem, além dos acertos, as falhas que enfrentaram na execução dessas ações. O formato das apresentações dá metade do tempo para a apresentação e o restante para o debate com o público. É a maior oportunidade do mercado para que profissionais de comunicação e marketing e estudantes conheçam as principais ações dessas áreas em curso no país.

 

Serviço
Data: 21 de outubro de 2013.
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Avenida das Nações Unidas, 18591, Santo Amaro – São Paulo/SP.
Valores de Inscrição:
Inscrições até 30/08 (15% de desconto) R$493,00
Inscrições até 30/09 (10% de desconto) R$522,00
Inscrições depois de 30/09 R$580,00
Mais Informações: http://cases.comunique-se.com.br/

 

Assessoria