Início Plantão Rio 6° Encontro da Mídia Legal

6° Encontro da Mídia Legal

O presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Alessandro Molon (PT), abrirá, com uma audiência pública, o 6° Encontro da Mídia Legal – Universitários pelas Políticas de Juventude. O evento será realizado nesta terça-feira (20/10), às 14h, na sala 316 do Palácio Tiradentes, e tratará do tema "Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais". "O encontro tem como objetivo discutir o tema da acessibilidade nas produções e exibições teatrais, literárias e audiovisuais e debater a garantia do direito à produção e participação na vida cultural por parte das pessoas com deficiência", explicou Molon.

A audiência foi convocada pela Comissão de Cultura, em parceria com a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão e a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Estão confirmadas as presenças dos secretários de Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo José Córdula Teixeira; a superintendente-geral da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, Claudia Werneck; e do presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), David Barros. Foram convidados, ainda, parlamentares, representantes do Ministério Educação (MEC), da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), conselheiros nacionais e estaduais, especialistas, pesquisadores e defensores de direitos humanos.

A audiência pública também pretende divulgar a Campanha Acessibilidade – Siga Essa Ideia!, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). A campanha tem por objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de informação e arquitetônicas que geram preconceito e impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida cultural e social em suas comunidades. Além disso, objetiva criar um grupo de trabalho para mapear a acessibilidade dos equipamentos culturais do Estado do Rio de Janeiro.

Após a abertura na Alerj serão realizados quatro seminários na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com os temas: Políticas Públicas de Juventude: O que são? A quem se dirigem? (21/10); Comunicação e Participação Juvenil (23/10); Educação Inclusiva: Direito Humano dos Jovens (27/10); Juventude e Vulnerabilidade: Diferenças e Desigualdades (29/10), sempre das 9h às 12h30. A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

 

 

Fonte: Alerj