Início Entretenimento 70 anos de Henfil – “Morro, mas meu desenho fica”

70 anos de Henfil – “Morro, mas meu desenho fica”

henfil

Se estivesse vivo, o cartunista Henfil completaria 70 anos no dia 5 de fevereiro. Para comemorar a data, o Instituto Henfil e a ONG Henfil Educação e Sustentabilidade realizarão nesse dia um evento de com a presença de nomes como o ator e diretor Paulo Betti, o jornalista Tárik de Souza e o músico Nelsinho Rodrigues. Eles irão compor uma mesa-redonda com breves falas sobre a memória e a relevância artística, cultural e política da obra do Henfil, a ser realizada no Museu da República na quarta-feira, dia  5,  às 19 horas.

 

Além das homenagens, o evento também será marcado pela apresentação de novos números da Coleção Fradim, que a ONG Henfil Educação e Sustentabilidade começou a relançar em 2013 com o selo comemorativo “25 Anos sem Henfil – ‘Morro, mas meu desenho fica’”. A série, composta por 31 revistas lançadas originalmente entre 1970 e 1980 pelo cartunista, ganhou uma adicional edição zero e já conta com 12 revistas relançadas na íntegra, com previsão de disponibilização dos demais números até o final do mês de fevereiro, comemorativo dos 70 anos.

 

O evento é aberto a frequentadores do Museu, personalidades políticas da região, imprensa, estudiosos e fãs de quadrinhos e convidados especiais.

A importância da obra do Henfil

Além de ser criador de alguns dos personagens mais queridos das tirinhas brasileiras, como a Graúna e os fradins Cumprido e Baixim, ou mesmo os mascotes de grandes times de futebol, como o Urubu do Flamengo, Henfil influenciou a vida política e social do país, participando de movimentos políticos importantes, como o da Anistia, e lançando a campanha pelas eleições diretas, cujo bordão “Diretas Já!”, inclusive, é de sua autoria.“O Henfil legou ao Brasil uma obra de uma criatividade ímpar, que se mantém atual até hoje e instiga à reflexão sem perder nenhuma piada e, nem por isso, cair no óbvio ou ser apelativo. Ele deixou para sua geração e para as futuras preciosas lições de como fazer crítica social sem ser chato, de como dizer muito em poucos traços e com o mínimo de palavras, de como rir de si mesmo – de sua cultura, de seus costumes, de seus preconceitos – é uma das melhores formas de repensar os caminhos seguidos e questionar os valores praticados pelo senso comum. Tudo isso por meio de uma galeria de personagens incríveis, dotados de identidades muito ricas e com uma qualidade estética impecável.

O evento é promovido pelo Instituto Henfil e pela ONG Henfil Educação e Sustentabilidade.

ALÉM DA MESA DE DEBATES, ESTÁ PREVISTO O RELANÇAMENTO DA COLEÇÃO DA REVISTA DO FRADIM, UM DOS MUITOS PERSONAGENS DO CARTUNISTA.

A INICIATIVA É PROMOVIDA PELO INSTITUTO HENFIL E PELA ONG HENFIL EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

SOLICITAMOS A GENTILEZA DA DIVULGAÇÃO. DESDE JÁ, AGRADECEMOS.

João Motta / Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do Museu da República/IBRAM.
Tels: (21)2127-0333 / 2127-0328.
E-mail: [email protected]

Serviço:
70 anos de Henfil – Morro, mas meu desenho fica
Dia 5 de fevereiro de 2014 – quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Museu da República – Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro

Mais informações para a imprensa: (11) 4514-4184 – [email protected]

12ª SEMANA DE MUSEUS: INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 07 DE FEVEREIRO DE 2014. VISITE WWW.MUSEUS.GOV.BR