Início Plantão Rio ArtRio 2012 recebeu 74 mil pessoas nos armazéns do Píer Mauá

ArtRio 2012 recebeu 74 mil pessoas nos armazéns do Píer Mauá

A segunda edição da ArtRio recebeu cerca de 74 mil pessoas entre os dias 12 e 16 de setembro. Reconhecido por artistas, galeristas e colecionadores como um dos mais importantes eventos de arte do país, a feira consolidou sua posição no roteiro internacional. Além da forte presença das galerias estrangeiras, como a Gagosian – que veio pela primeira vez ao Brasil -, a White Cube e a David Zwirner, a ArtRio recebeu também colecionadores, como Ella Cisneiros, e o curador do MoMa, Jay Levinson.

 

 

As ações do movimento ArtRio, que esse ano movimentou a cidade com o mote O Rio é arte. O tempo todo. Em toda parte, terão continuidade e podem ser conferidas no portal www.artrio.art.br . Em 2013, a feira ArtRio acontecerá entre os dias 5 e 8 desetembro, novamente no Píer Mauá.

 

 

Realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho, a ArtRio 2012 contou com 120 galerias e ocupou os galpões 2, 3, 4 e 5, além do Anexo 4, do Píer Mauá. O patrocínio máster da marca é do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A ArtRio tem também patrocínio da TIM, Ipanema, Prefeitura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

“Acreditamos que a ArtRio consolidou sua marca no cenário brasileiro e internacional de arte. O sucesso da feira pode ser confirmado pelo número de público presente e pela qualidade das galerias participantes, que trouxeram as melhores obras de seus acervos. Esse evento pode ser visto como um importante momento de intercâmbio cultural, quando obras de artistas brasileiros são vistas e compradas para coleções do mundo inteiro, assim como colecionadores e curadores de museus e instituições brasileiras têm a oportunidade de enriquecer seus acervos com obras de artistas estrangeiros”, indica Brenda Valansi.

               

                            

“Esse ano, alcançamos nosso objetivo de mostrar que a arte está em todos os momentos da cidade e presente no cotidiano das pessoas. Queremos que o Rio de Janeiro seja reconhecido internacionalmente como uma das cidades mais criativas do mundo. A feira é o ápice desse movimento e o momento em que trazemos para a cidade o que há de melhor da arte brasileira e internacional. Os armazéns do Píer Mauá são como museus globalizados, uma oportunidade de ver, nos mesmos corredores, Adriana Varejão e Picasso, Andy Warhol e Barrão, Volpi e Guga Ferraz”, diz Luiz Calainho.

 

 

A produção da ArtRio 2013 já começa nos próximos meses, quando a organização começa a receber as fichas de inscrição das galerias. Os organizadores do evento também irão visitar as feiras internacionais para dar continuidade ao processo de apresentação da ArtRio.

 

 

“Vamos visitar as principais feiras e galerias internacionais para apresentar a ArtRio e o sucesso do evento. É um trabalho contínuo, que possibilita um eterno aprendizado no segmento. Queremos sempre aprimorar a produção da ArtRio de modo a oferecer o melhor – tanto para os galeristas que estão expondo como para o público”, esclarece Brenda.

 

 

O crescente número de público da ArtRio mostra a relevância de um evento de arte para a cidade.

 

 

“Acreditamos que muitas pessoas que vêm à ArtRio estão tendo um primeiro contato com a arte. Isso é importante na formação de um novo público e de um novo grupo de colecionadores”, acrescenta Calainho.

 

 

Portal ArtRio

Um portal com todas as informações sobre o universo da arte moderna e contemporânea no mundo, incluindo matérias jornalísticas sobre o setor, entrevistas com galeristas, artistas e colecionadores; calendário mundial com as feiras e eventos mais importantes, indicação de galerias, museus e coleções privadas de diversas cidades, além de dados de mercado. Uma agenda completa das principais exposições no país é atualizada com frequência, reunindo numa simples ferramenta informações sobre o tema e/ou artista e serviço completo, como datas, horários e localização.

 

Fonte:   www.artrio.art.br