Início Plantão Barra 9 º Fest.Internacional de Cinema Infantil na Barra

9 º Fest.Internacional de Cinema Infantil na Barra

Plantão Barra: O evento acontece nas salas do Cinemark Downtown
O Festival Internacional de Cinema Infantil  – FICI 2011, já começou,  e neste sábado, dia 20, o Plantão Barra foi conferir o evento no Cinemark Downtown, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Quem também passou por lá foi o palhaço Ronald Mc Donald’s e dois acrobatas que faziam a alegria da crainçada que chegava para participar da festa. O astro mirim Caio Manhente acompanhado dos pais e da irmã Laura também foi conferir de perto a mostra. Em 2011, o evento vai levar mais de 100 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em dez cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates.
 
O FICI proporciona às crianças e seus familiares a chance de ver, ou rever, filmes e animações inéditas no Brasil. E, o mais interessante, tem meia-entrada garantida para toda a família e oficinas gratuitas. Esta edição do festival está repleta de novidades, entre elas, a sessão Pequeno Cientista, que provoca discussões com um cientista de verdade e ensina sobre um tema através de um longa-metragem. As crianças assistem ao filme e depois participam de uma experiência supervisionada por especialistas. Esta sessão vai exibir o filme ‘Oceanos’, que já passou pela França, Suíca e Alemanha, em 2009. 
Um dos grandes sucessos do FICI, a sessão Dublagem ao vivo recebe nesta edição oito filmes, proporcionando a chance das crianças e dois pais conhecerem o trabalho dos dubladores. Na programação estão longas de diversas localidades, como o estoniano ‘O Menino que Queria ser Viking’ (2006), o dinamarquês ‘O Grande Urso’ (2011), o holandês ‘Sopa de Sapo’ (2009), o indiano ‘Contos Indianos’ (2009) e os japoneses ‘O diário do Panda’ (2008) e ‘As Grandes Aventuras da Abelha Hutch’ (2010). Entre os destaques da mostra estão à pré-estreia de ‘Uma Professora Muito Maluquinha’, longa brasileiro inédito em circuito, dirigido por André Alves Pinto e César Rodrigues.
 
Este ano, as diretoras do evento, Carla Camurati e Esmeralda decidiram homenagear o cinema holandês, grande produtor de cinema infantil. “A Holanda sempre esteve presente nas outras edições com filmes que foram sucesso”, declarou Carla Camurati.  “Já o Japão está pela primeira vez na programação, com filmes que tiveram pouca bilheteria por aqui”, acrescentou a diretora do evento.  
No Rio de Janeiro e em Niterói, o evento começou na sexta-feira, dia 19 e segue até o dia 28 de agosto, depois ele segue para Brasília, entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, em São Paulo e Campinas, do dia 2 ao dia 11 de setembro, em Salvador e Aracaju, de 30 de setembro a 9 de outubro, Recife, do dia 12 ao dia 23 de outubro e termina Belo Horizonte, do dia 21 ao dia 30 de outubro.
 
A programação completa do evento esta no site: http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/2011/

Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes