Início Destaque A Anvisa recomenda a suspensão provisória de atividades em cruzeiros no Brasil

A Anvisa recomenda a suspensão provisória de atividades em cruzeiros no Brasil

Cinco cruzeiros estão em observação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo dados divulgados pela agência, foram registrados aumentos nos casos de covid-19 em algumas dessas embarcações. Na sexta-feira (31/12/21), a Anvisa recomendou que o ministério da Saúde suspendesse provisoriamente a atividade dos cruzeiros no Brasil.

Os navios MSC Splendida, atracado no Porto de Santos (SP), e o Costa Diadema, atracado em Salvador, tiveram suas atividades interrompidas no dia 31, após a alta dos casos de covid-19 a bordo.

A Anvisa alerta que a variante ômicron tem o potencial de se espalhar mais rapidamente que outras cepas já identificadas.

MSC Splendida
Em nota divulgada no domingo (2/01), a Anvisa informou que, no caso do MSC Splendida, a empresa responsável foi notificada no dia 1º de janeiro sobre o impedimento de embarque previsto para aquele dia. Pediu também que os viajantes fossem notificados sobre a impossibilidade de embarque.

Segundo a agência, a operação na embarcação está interrompida “para investigação epidemiológica”, não havendo, portanto, passageiros a bordo. “O cenário epidemiológico foi alterado para nível 4 neste domingo (2), o que implica em quarentena para a embarcação”, complementou a Anvisa.

Costa Diadema
A operação da embarcação Costa Diadema foi interrompida no dia 30 de dezembro. A Anvisa determinou que o navio seguisse para seu destino final, Santos (SP), para desembarque.

No porto de Salvador (BA), “somente passageiros com teste positivo ou residentes locais puderam desembarcar”, informou a Anvisa. Os desembarques seguem os protocolos previstos. O navio também está no nível 4 do cenário epidemiológico, o que impede sua operação.

MSC Preziosa
Atracado desde a manhã de domingo (2/01) no Porto do Rio de Janeiro, o MSC Preziosa iniciou o desembarque de passageiros após avaliação das autoridades de saúde. A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico.

De acordo com a avaliação, novos embarques foram autorizados no domingo, mas uma eventual “mudança do cenário epidemiológico” pode impedir novos embarques e levar ao encerramento do cruzeiro.

Costa Fascinosa e MSC Seaside
Os navios Costa Fascinosa e MSC Seaside estão operando. A duas embarcações estão no nível 3 do cenário epidemiológico. Caso a situação mude, as autoridades poderão impedir novos embarques e proceder ao encerramento do cruzeiro.

Em nota, a Anvisa informou que continua supervisionando as embarcações que operam na costa brasileira e já intensificou as ações de investigação epidemiológica e sanitária para controlar a transmissão do Sars-Cov-2 a bordo das embarcações e a disseminação da doença.