Início Destaque A CRLV e CNH Digital disponível no estado do Rio de Janeiro

A CRLV e CNH Digital disponível no estado do Rio de Janeiro

A CNH Digital está disponível no estado do Rio de Janeiro. Para aderir, é preciso ter uma CNH em papel com o QR Code (código de barras bidimensional impresso na parte interna do documento). Depois, é só baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store, e seguir as instruções. O app inclui, além da CNH, o CRLV (documento veicular) Digital.

Todas as CNHs emitidas a partir de 2 de maio de 2017 têm o QR Code.

Para validar a CNH Digital, o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” solicita uma “prova de vida”, movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular. Após confirmar a validação, será necessário informar o número do aparelho e criar uma senha de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo celular mesmo sem internet, já que o aplicativo disponibiliza o documento virtualmente para ficara gravado no celular.

Além da utilização no trânsito, a CNH Digital vale como identidade e pode ser exportada em pdf, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório. A CNH Digital tem o mesmo valor jurídico da CNH em papel, de acordo com a Portaria 184 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de 17 de agosto de 2017.

Dentre as vantagens oferecidas, o documento permitirá que se tenha maior mobilidade, já que estará no smartphone do usuário, e mais segurança, pois os dados serão criptografados, assegurando a sua autenticidade.

PASSO A PASSO:

  • É acessível para  quem possui CNH com QR Code e permitirá o acesso instantâneo aos dados do condutor.
  • Baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store, para prosseguir com o procedimento para inserção de código e dados pessoais.

A partir desta segunda-feira (3/8), mais de um milhão de proprietários de veículos do Estado do Rio podem baixar o CRLV digital de 2020 em seus aparelhos celulares ou tablets. A versão digital do documento, válida em todo o território nacional, substituiu completamente o documento obtido no Detran e pode ser acessada em até 5 dispositivos. Além disso, quem quiser ter o documento em papel, poderá imprimir a versão digital em sua própria casa.

– Além da praticidade, esse novo serviço nos ajudará a evitar aglomerações nas nossas unidades e, consequentemente, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários – frisa o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.

Para ter a versão digital do documento é preciso acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS. Apenas os proprietários que tiverem quitado os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder) conseguirão fazer o download do documento.

No aplicativo Carteira Digital, um tutorial explica como realizar o procedimento, no link: https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/. O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.

VEJA O PASSO A PASSO PARA OBTER O CRLV DIGITAL:

1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular

2. Cadastre o usuário
* Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br
* Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
* Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br

3. Baixe o CRLV Digital
* Faça o login
* Selecione “Veículos”
* Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
* Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital

Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a VNH disponibilizada automaticamente.
Outro ponto importante é que o número de segurança do CRB (Certificado de Registro do Veículo) está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.