Início Plantão Mundo A economia dos Estados Unidos tem queda no primeiro trimestre de 2012

A economia dos Estados Unidos tem queda no primeiro trimestre de 2012

A economia dos Estados Unidos registrou queda no primeiro trimestre de 2012, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio norte-americano. A economia norte-americana cresceu a uma taxa de 2,2% no primeiro trimestre de 2012, contra 3% de crescimento registrados no último trimestre de 2011.

 

As áreas que apresentaram maior retração são investimentos em negócios e gastos do governo. Os economistas norte-americanos estimavam uma taxa de 2,5% para o período com crescimento de 0,5%. A orientação do Departamento de Comércio norte-americano é para as empresas cortarem investimentos, deprimindo o Produto Interno Bruto (PIB).

 

Os gastos dos consumidores, que responde por cerca de 70% da economia dos Estados Unidos, cresceu a uma taxa de 2,9% anual – o ritmo mais rápido desde o quarto trimestre de 2010. As vendas de automóveis subiu de 2,1%, no quarto trimestre – a maior taxa em quatro anos.

 

A construção civil subiu em um ritmo mais rápido desde o segundo trimestre de 2010, já os investimentos em equipamentos e software aumentaram de forma lenta. Houve, ainda, registros de queda com despesas na área de defesa, que caíram 8,1% ao ano.

 

Fonte: Agência Brasil