A Hewlett-Packard anunciou na quarta-feira que seu foco está em ampliar a fatia da empresa no mercado chinês num momento em que a maior fabricante mundial de computadores revela linha de máquinas de baixo custo, incluindo lançamento mundial de um netbook.
A HP demorou a aderir aos netbooks, laptops simplificados, otimizados para a Internet, começando a vendê-los apenas no ano passado, depois que o mercado mundial para esse tipo de máquina começou a subir, enquanto o mercado mais amplo de computadores se mantinha estagnado ou encolhia.
Mas os preços baixos também contribuíram para o declínio nas margens de lucros dos fabricantes de computadores que estão liderando o avanço na direção dos netbooks, como a Acer, de Taiwan.
– Queremos nos concentrar em nossa estratégia de ampliar nossa fatia (de mercado) – disse See Chin Teik, vice-presidente sênior da HP Ásia Pacífico e Japão, a jornalistas durante o lançamento dos produtos.
A HP apontou que não estava disposta a lutar por mercado a qualquer custo e que tinha em mente os riscos de uma estratégia associada aos produtos de baixo custo.
– Estamos preocupados com a possibilidade de que o usuário final adquira o produto pela razão errada – disse See, em referência ao efeito de substituição.
A HP espera que seus novos laptops compactos, que têm preços recomendados no varejo a partir de 299 dólares, expandam o setor de computadores e atraiam pessoas que não estariam no mercado para a aquisição de um laptop a preço normal.
– Nós os vemos como máquinas secundárias, e não somo substitutos – falou See.
Os fabricantes mundiais de computadores estão em dificuldades devido ao corte nas compras de computadores por domicílios e empresas e isso os está levando a estudar novas fontes de receita, tais como netbooks e celulares inteligentes.
Fonte: Reuters