Início Plantão Rio A UOP chega a Copacabana

A UOP chega a Copacabana

5ª unidade de Ordem Pública no Rio
A partir desta terça-feira, dia 24 de janeiro, começam as operações da quinta unidade de Unidade de Ordem Pública – UOP, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.  Os 285 agentes da Guarda Municipal vão patrulhar ruas do bairro, combater o estacionamento e panfletagem irregulares, população de rua e assalto aos pedestres.
Segundo a prefeitura do Rio, após a instalação da UOP da Tijuca, na Zona Norte, a Polícia Militar registrou queda de 35% nos assaltos e furtos a pedestres na região.  Esta, assim como as demais já instaladas, também vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. 
A Unidade de Ordem Pública em Copacabana contará com 285 guardas municipais atuando numa área de 380 mil m², que abrange a avenida Nossa Senhora de Copacabana, ruas Barata Ribeiro, Bolivar, Santa Clara, Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, Hilário de Gouveia, Francisco Sá, Domingos Ferreira, Leopoldo Miguez, Souza Lima, Raul Pompéia, Barão de Ipanema, entre outras áreas do bairro da Zona Sul, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem. 
A Prefeitura acrescenta que a unidade também vai contar com uma espécie de Disque-Denúncia, pelo telefone 1746, para que o morador possa denunciar vendedores ambulantes não autorizados, ocupação irregular das calçadas, estacionamento em locais não permitidos e outras irregularidades.
"Esta nova unidade da UOP, localizada aqui em Copacabana, marca a continuidade do projeto Rio em Ordem. Neste modelo de fiscalização, os guardas municipais estão sempre presentes garantindo a tranquilidade dos cidadãos nas ruas", informa  Alex Costa, secretário de Ordem Pública. 
A UOP de Copacabana abrange uma área de 380 mil metros quadrados, incluindo a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, as ruas Barata Ribeiro, Bolivar, Santa Clara, Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, Hilário de Gouveia, Francisco Sá, Domingos Ferreira, Leopoldo Miguez, Souza Lima, Raul Pompéia, Barão de Ipanema, entre outras áreas do bairro.
Todas as equipes da UOP estarão equipadas com radiotransmissores e computadores de mão, acoplados a impressoras, para que as irregularidades sejam registradas e transmitidas na hora para uma central de controle da Guarda Municipal. As equipes trabalharão com 16 viaturas, seis motos, cães treinados e equipamentos não-letais. A Inspetoria da Guarda Municipal,  na Rua Bambina, em Botafogo, na Zona Sul, servirá como base de apoio para a UOP Copacabana.

Fonte: SEOP