Início Plantão Barra ABIH-RJ e Acir promoveram o XV Fórum de Segurança na Barra

ABIH-RJ e Acir promoveram o XV Fórum de Segurança na Barra

Por Graça Paes, RJ 

 

135

 

Dia 18 de maio, a ABIH-RJ e Acir realizaram, no Hotel Windsor Barra, a XV edição do Fórum de Segurança, que contou com a participação de hoteleiros, empresários e autoridades para discutir a questão da segurança na Barra da Tijuca, novo polo hoteleiro carioca. Entre os presentes estavam o Secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, o Chefe da Polícia Civil, Delegado Fernando da Silva Veloso, o comandante do 31 BPM, os delegados da Barra da Tijuca e do Recreio, deputados, vereadores, promotores, entre outros.

 

 

110

 

No encontro foi apresentada a nova Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS), uma entidade civil, sem fins lucrativos, que abrange a região da 31º Área Integrada de Segurança Pública (AISP). Integram a iniciativa a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro – ABIH-RJ; o Rio Convention & Visitors Bureau – Rio CVB; Barralerta; Acibarra; Acir Transoeste; Amar; CCBT; e o Conselho Comunitário de Segurança da 31º AISP.

 

 

 112

Entre os principais objetivos da ACBS, está o monitoramento de câmeras de segurança da Barra da Tijuca e do Recreio que deverá ser realizado através de uma central de controle que interliga as principais câmeras de segurança da área, assim identificando os pontos frágeis e compartilhando as informações estratégicas com o poder público. O monitoramento ajudará a identificar o deslocamento das manchas criminais, como são chamadas as áreas com maior registro de ocorrências.

 

 

 129

 

Este monitoramento irá dar suporte às atividades e ações do 31º BPM, 16ª e 42ª DPs, além de facilitar o controle para dar suporte as autoridades do estado visando o reforço da efetividade do policiamento preventivo e ostensivo na região. este projeto será  100% custeado pela iniciativa privada.

 109

 

Durante o evento, Beltrame falou sobre a segurança durante os jogos Olímpicos e a credibilidade da instituição junto à Interpol. “A cidade do Rio de Janeiro está totalmente preparada para as Olimpíadas. São 60 mil agentes de segurança totalmente treinados e preparados. A Interpol hoje tem o nosso protocolo de Segurança como referência para grandes eventos no mundo. É um trabalho que o Rio merece e que precisa ser divulgado”, declarou.