Início Plantão Brasil ABNT e Sebrae lançam guia sobre certificação em turismo

ABNT e Sebrae lançam guia sobre certificação em turismo

 

Orientações práticas e detalhadas sobre o processo de certificação estão reunidas no Guia Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lançado no sábado (23), no Espaço Sebrae de Educação, na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

 

“As pequenas empresas têm um pouco de medo desse tema. A proposta do guia é justamente mostrar que a certificação é um instrumento de competitividade”, pontuou a gerente nacional de Atendimento Coletivo – Serviços, Ana Maria Coelho.
Para o diretor-técnico da ABNT, Eugênio Guilherme De Simone, este é o primeiro de uma série de 10 guias que está sendo produzido com o Sebrae. “As pequenas empresas precisam ter acesso ao conhecimento e estamos trabalhando para ampliar o volume de informações”, destacou o dirigente.

 

No painel A Importância dos Programas de Certificação para o Turismo Brasileiro, Gustavo timo, membro do Conselho da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), reforçou a proposta. “É preciso investir em produtos para que o turista tenha uma experiência inesquecível mas totalmente segura, e a certificação é fundamental neste processo”, enfatizou.

 

“Achei as informações muito importantes porque estou me formando em Turismo e quero abrir minha própria empresa. Quero começar meu negócio direito”, afirmou o estudante Fred Carlos Schaub.

 

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, disse que o setor está interessado em práticas sustentáveis, mas precisa de apoio para que elas possam ser implantadas. Para isso, a instituição elaborou uma proposta em que os empreendimentos hoteleiros se comprometem a reduzir o consumo de energia em cerca de 15% em dois anos.

 

Em troca, teriam uma redução do mesmo percentual no custo dessa tarifa. “A reação do Ministério do Turismo foi muito positiva e agora vamos começar a discutir o assunto com o Ministério das Minas e Energia”, afirma Sampaio.

 

 

Fonte: Sebrae