Início Cultura Abraji firma parceria com OAB para orientar jornalistas vítimas de ameaças

Abraji firma parceria com OAB para orientar jornalistas vítimas de ameaças

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) firmou um convênio com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) para orientar juridicamente jornalistas vítimas de ameaças e assédio online.

“Qualquer forma de ataque, ameaça ou violência a jornalistas é afronta à própria democracia. A imprensa livre tem na OAB uma aliada inarredável”, disse Felipe Santa Cruz, presidente da entidade.

Uma das ações desse convênio é o lançamento de uma cartilha com orientações aos profissionais, elaborada pelo Observatório de Liberdade Imprensa e a Abraji, sob coordenação do advogado Pierpaolo Bottini.

O lançamento da cartilha foi feito durante seminário virtual sobre liberdade de imprensa e segurança de jornalistas no dia 27 de maio.

Os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e a jornalista da Folha Patrícia Campos Mello participaram do debate.

No centro das discussões, estavam os recentes ataques contra jornalistas, principalmente durante a cobertura da pandemia da covid-19, e os riscos que esses episódios representam para a democracia.

Um levantamento feito recentemente pela Abraji e a rede latino-americana Voces del Sur registrou ao menos 24 violações à liberdade de imprensa no Brasil de 1º de março de 2020 a 21 de abril de 2020.