Início Plantão Rio Abrigo Cristo Redentor ganha academia para idosos

Abrigo Cristo Redentor ganha academia para idosos

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos inaugurou, na manhã desta segunda-feira (29/03), o Centro Intergeracional de Atividades Físicas, no Abrigo Cristo Redentor (Av. dos Democráticos, 1.090, Bonsucesso). Na mesma solenidade, a secretária Benedita da Silva, acompanhada da diretora da instituição, Ana Sílvia, também entregou 12 veículos a prefeitos de municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense e interior, que vão auxiliar o trabalho de acompanhamento das famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), assistidos pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família (PAIF).

– Com a finalidade de promover a interação dos diferentes públicos com os 300 idosos do Abrigo Cristo Redentor, inauguramos este novo espaço com três academias: uma delas direcionada à terceira idade, outra para pessoas com deficiência e a terceira para crianças e jovens. Entregamos ainda veículos que vão auxiliar nossos técnicos e assistentes sociais a implementar as políticas dos Centros de Referência da Assistência Social lá na ponta – explicou Benedita da Silva, lembrando que a Secretaria de Assistência Social também está fortalecendo e ampliando as atividades dos CRASs, presentes em todos os 92 municípios fluminenses.

A partir desta segunda-feira, o Centro Intergeracional de Atividades Físicas já está voltado não somente aos idosos do abrigo, mas também para os moradores de comunidades do entorno. O espaço oferece área de lazer e diferentes atividades físicas e esportivas para crianças a partir dos 7 anos de idade, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.

Para os idosos, especificamente, foi inaugurada a Academia da Terceira Idade (ATI) na área do antigo estacionamento do abrigo, equipada com 10 aparelhos de última geração, entre outros, o simulador de caminhada, remada sentada, rotação vertical, multi-exercitador e alongador.
– Depois de dois anos de muito trabalho e esforço para a reconstrução do Cristo Redentor, hoje entregamos mais um serviço para nossos internos da terceira idade: um espaço não só de lazer e saúde, de fortalecimento da auto-estima, mas também de humanização do abrigo – lembrou Ana Silvia.

Representando os prefeitos de Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Itaguaí, Itatiaia, Mesquita, Porciúncula, Queimados e Três Rios, o prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, agradeceu a doação dos veículos fruto, segundo ele, do apoio do governador Sérgio Cabral com o Governo Federal e, principalmente da secretária Benedita da Silva, “o elo de ligação do Estado com a União”.

Fonte: Governo do Rio