Início Plantão Barra Academia Carioca promove mobilização de doação de sangue em diversos pontos da...

Academia Carioca promove mobilização de doação de sangue em diversos pontos da cidade

doacao-de-sangue

 

O Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, nesta quarta-feira, 9 de março, campanha de doação de sangue em diversos pontos da cidade, com o objetivo de fortalecer os bancos de sangue e hemoderivados até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. A ação contará com a participação de alunos e dos profissionais de educação física do programa, que irão mobilizar os cariocas a serem novos doadores.

 

 

 

A campanha de doação de sangue do Programa Academia Carioca contará com pontos de coleta nas seguintes unidades: Hospital Miguel Couto, Hemorio, Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, Hospital Universitário Pedro Ernesto, INCA, Instituto de Biologia do Exército (HCE), Santa Casa de Misericórdia, Hospital Central da Aeronáutica e Hospital da Força Aérea do Galeão.

 

doe-sangue-2

 

Este é o segundo ano que o Programa Academia Carioca realiza a campanha. No ano passado, a mobilização teve adesão de 927 pessoas, entre professores e alunos que, juntos, somaram 417 litros de sangue doados. Essa quantia é o suficiente para salvar 3,7 mil vidas.

 

 

 

Criado em 2009, o Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, já beneficiou mais de 82 mil pessoas em 183 unidades de Atenção Primária em toda cidade. Trata-se de um espaço mobilizador de Promoção da Saúde, centrado na prática de atividade física regular associado ao acompanhamento de saúde nas unidades de Atenção Primária.

 

 

 

Por garantir o acesso da população a práticas que visem promover o bem-estar físico, mental e social, o Programa Academia Carioca ganha cada vez mais adeptos e tem como meta alcançar 100 mil participantes até o final de 2016.

 

 

 

 

As academias têm como objetivo facilitar o acesso e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações, principalmente hipertensão e diabetes, oferecendo aos usuários da rede de Atenção Primária serviços como ginástica nos aparelhos, grupos de caminhada, ginástica e alongamento, dança de salão, capoeira, ginástica laboral e atividades culturais, entre outros serviços.