O G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha e o Qualificar, Núcleo de Responsabilidade Social da agremiação, através do projeto Arte Cidadã comemoraram a formatura de 60 jovens moradores da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa e Parque da Cidade. Durante a festa os alunos tiveram as suas fantasias expostas na quadra da agremiação. A confecção dessas roupas e a criação do enredo "Cidadão – Ser ou Não Ser Eis a Questão” fizeram parte do projeto de conclusão de curso. A exposição segue nesta sexta-feira (25/09) das 9h às 15h.
O projeto Arte Cidadã, patrocinado pela Petrobras, promoveu cursos nas áreas de modelagem, corte, costura, adereçaria, decoração, chapelaria, aramistas, aderecistas e de cenografia visando à formação profissionalizante para criação/produção de figurinos, adereços e cenografia. Além dos 60 formandos, o projeto atendeu 30 jovens nas oficinas de carnaval, 289 no curso de inclusão digital e 1.211 nas palestras e oficinas sobre legislação, saúde, planejamento familiar, diversidade cultural/étnica, sustentabilidade e cidadania. O projeto também contou com o curso de formação de jovens empreendedores ministrado pelo SEBRAE/RJ. Durante o evento, a Petrobras e o SEBRAE/RJ confirmaram a renovação do patrocínio e da parceria.
"Sonhos podem se tornar realidade quando se tem dedicação, força de vontade e determinação. E trabalhos como este são a prova disso. A parceria da Petrobras com a Acadêmicos da Rocinha começou em 2005 e não tem data para acabar”, revelou Luís Fernando Nery – Gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, que compareceu ao evento ao lado de Janice Dias – Gerente de Projetos Sociais da Petrobras.
"É um grande orgulho participar da formatura desses jovens que são da mesma comunidade, da qual eu fiz parte durante 38 anos. Tenho certeza que este é só o primeiro passo e que eles têm um caminho promissor pela frente. O SEBRAE/RJ tem todo o interesse em continuar a parceria”, explicou José Luiz de Souza Lima – Assessor de Projetos Especiais SEBRAE/RJ. Também estiveram presentes na festa o Subsecretário de Integração e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura, Mário Del Rei, vereadores e diversas lideranças da Rocinha, comunidades adjacentes e instituições do terceiro setor.
E para a alegria ficar completa, o carnavalesco da Acadêmicos da Rocinha Fábio Ricardo garantiu a presença dos alunos na produção do carnaval 2010 da Borboleta.
"Os protótipos que eles fizeram ficaram muito bons. A fantasia de baiana está pronta para ir à Avenida. Vou pedir à escola para que os alunos me ajudem na confecção dos nossos protótipos e na produção do nosso desfile”, contou. Os alunos do Arte Cidadã também trabalharam na confecção das fantasias e alegorias da Acadêmicos da Rocinha para o carnaval de 2009.
O Qualificar tem em sua estrutura montada na quadra e no barracão da agremiação: salas de aula, biblioteca, cinema, galpão de artes e um espaço de inclusão digital. Os alunos das oficinas de carnaval aprenderam na prática a arte do carnaval, com aulas ministradas no barracão. Os estudantes das oficinas de carnaval tiveram como benefícios no Arte Cidadã: bolsa de estágio remunerada, transporte, lanche, material didático, mochila, material informativo, entre outros. A ação social teve duração de 15 meses.
Já está aberta a lista de espera para a próxima edição. Os interessados precisam estar cursando a rede pública de ensino e serem moradores da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa ou Parque da Cidade. A idade mínima é 15 anos. Maiores informações na secretaria da Acadêmicos da Rocinha ou através dos telefones: 21- 2422-5007 / 2259-2030. O projeto Arte Cidadã tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania, parceria do SEBRAE/RJ e outras instituições atuantes dentro da comunidade.
Fonte: Presscom