A Prefeitura amplia as atividades de prevenção e combate à dengue em toda a cidade, com uma política de atuação integrada que envolve vários setores e secretarias.
No próximo sábado, dia 19, dois grandes mutirões serão realizados nas regiões do Maracanã e da Penha Circular. A principal parceira dessa etapa será a Comlurb, que colocará dois mil garis para atuar com os agentes de Vigilância em Saúde. O objetivo é retirar a maior quantidade possível de lixo e materiais que possam servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti. A ação vai orientar a população, também, com mensagens educativas.
O serviço deverá acontecer das 8h às 15h e faz parte do projeto "Ação nos Bairros contra a Dengue", que passará por diversas áreas do município e já está com um cronograma pronto para os próximos três meses.
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil criou um plano de atuação contra a doença focado nos seguintes eixos: assistência, vigilância epidemiológica, controle do vetor, comunicação e mobilização e capacitação profissional. A meta é reduzir o número de pendências na cidade, ou seja, locais onde os agentes não conseguem vistoriar por estarem fechados ou porque os proprietários não permitem a entrada.
A Secretaria de Saúde já realizou este ano cerca de 3,9 milhões de visitas dos agentes de vigilância no município. Em 36% dos locais não foi possível concretizar a vistoria porque encontraram o imóvel trancado ou foram proibidos de entrar, prejudicando o sucesso do trabalho. Cerca de 80% dos focos estão em residências e 30% deles são encontrados em calhas, ralos, piscinas não tratadas e cacos de vidro em muros.
Fonte: Prefeitura do Rio