Início Plantão Rio Ação ocorrerá em Iatboraí

Ação ocorrerá em Iatboraí

O “Programa Limpa Rio” chega oficialmente nesta sexta-feira ao município de Itaboraí. O início das obras será anunciado pelo governador Sérgio Cabral e pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, ao prefeito da cidade,  Sérgio Soares. O projeto, da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), que atende a 47 municípios e beneficia uma população estimada em 635 mil habitantes, consiste na limpeza de rios, canais e lagoas.
 
O evento que terá a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, será nesta sexta-feira (22/05), às 11h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente à Câmara Municipal, no Centro de Itaboraí. As obras no município, que beneficiarão 100 mil habitantes, serão realizadas nos rios Iguá e Tambutai,  no canal Tambicu e no córrego Fundo, com investimento em torno de R$ 333.000,00, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam).
 
Os rios do estado recebem toneladas de lixo e sedimentos todos os dias. Entupidos, agravam as enchentes, a proliferação de insetos e de doenças. Através do Programa Limpa Rio, o governo estadual está promovendo a limpeza e desobstrução dos rios e lagoas do Estado do Rio de Janeiro em parceria com as prefeituras.
 
Os equipamentos – dragas, caminhões, escavadeiras, etc – do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), fazem a limpeza dos rios e lagoas atendendo às solicitações feitas pelas prefeituras, associações de moradores, representantes de comunidades que sofrem com as enchentes todo o ano.
 
Para receber o programa Limpa Rio em seu município a prefeitura tem que se comprometer com medidas compensatórias: retirar moradias de beira de rio, melhorar a coleta de lixo, combater o lançamento de lixo nos rios, repor vegetação nas margens dos rios e nas áreas de nascentes. Estas ações são imprescindíveis para evitar que em pouco tempo os rios fiquem entupidos novamente. Quanto o rio entope todo o trabalho de limpeza tem que ser refeito.
 
A população precisa participar deste mutirão de limpeza. Enquanto as máquinas trabalham, as equipes de educação ambiental da SEA/INEA entram em campo para discutir com a comunidade as causas do problema e o que fazer para evitar tanto lixo e lama dentro dos rios. Nossas equipes visitam as escolas, associações de moradores, centros comunitários e reúnem a comunidade para discutir e organizar sua participação no programa Limpa Rio.
 
Resultados alcançados de abril de 2008 a março 2009
 
Este programa começou de forma experimental em abril de 2008 e neste primeiro ano já apresenta grandes resultados: 47 municípios atendidos, beneficiando uma população estimada em 635 mil habitantes (em 2006 apenas 15 municípios num aumento de 213% no atendimento).
 
Foi feita a remoção de 670 mil metros cúbicos de lixo e lama, com limpeza de 82 trechos de rios e lagoas, totalizando 150 quilômetros de rios e canais recuperados, investimentos de R$ 12,5 milhões do Fundo Estadual de Recuperação Ambiental (Fecam).
 
Como participar do Programa Limpa Rio
 
A Secretaria Estadual do Ambiente e o Inea mantêm uma agenda permanente de atendimento aos municípios e comunidades que sofrem com as cheias. O programa está entrando agora em uma nova etapa, com outras 25 obras de desassoreamento em andamento e mais 15 programadas em diferentes municípios.

 

Fonte: SEA