Início Plantão Brasil Acesso de estudantes a óculos e a oftalmologistas

Acesso de estudantes a óculos e a oftalmologistas

Cerca de 300 municípios do Paraná vão participar do Programa Olhar Brasil destinado a crianças do ensino fundamental e adultos inseridos no programa Paraná Alfabetizado. A finalidade é facilitar as consultas especializadas e o fornecimento de óculos aos estudantes.
 
Segundo o secretário de Saúde, Carlos Moreira Júnior, serão investidos R$ 1,4 milhão neste primeiro ano de atuação. A previsão é promover neste período 105 mil consultas especializadas. "Com o Olhar Brasil implantado no Paraná, teremos a possibilidade de detectar precocemente problemas de vista de nossas crianças e corrigir a tempo. Com isso melhorará não somente a condição de ensino e aprendizado, mas também a qualidade de vida dos alunos."
 
A Secretaria de Saúde do Paraná estima que 10% das crianças em idade escolar necessitam de óculos, conforme dados do Censo Escolar 2006. Estima também que pessoas com mais de 40 anos têm, em maior ou menor grau, alguma dificuldade de leitura.
 
O secretário explicou que professores da rede pública serão capacitados pelos oftalmologistas para avaliar e identificar alunos que apresentem dificuldades de enxergar. Depois de selecionados, os alunos serão encaminhados para o médico especialista indicado pelas regionais de Saúde, onde farão a consulta, e se necessário receberão os óculos gratuitamente.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o projeto Olhar Brasil prevê a assistência direta a 44 milhões de pessoas, envolvendo a aplicação de aproximadamente R$ 323,3 milhões, num período de três anos.

Fonte: Agência Brasil