Linhas de ônibus terão traçados redesenhados
Na manhã de quarta-feira, dia 5 de outubro a Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá – ACIJA e a subprefeitura da Barra, Jacarepaguá e Vargens realizaram uma palestra sobre a Transcarioca, no restaurante Cara Pintada, na Taquara. O evento reuniu comerciantes e moradores de Jacarepaguá.
Durante o encontro foram apresentados slides com o trajeto da Transcarioca e seus principais impactos e modificações viárias em Jacarepaguá, assim como foram abordadas as desapropriações em diversos pontos. O subprefeito Tiago Mohamed informou que obra teve um investimento de 1 bilhão e meio de reais e que todos os casos de desapropriações estão sendo cuidadosamente analisados pela prefeitura.
O corredor exclusivo para os ônibus BRTs, apelidados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, de “Ligeirão”, terá 39 km de extensão, 45 estações entre o Cebolão, na Barra e o Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, 4 mergulhões, 9 pontes e 10 viadutos . O corredor vai passar á por vias como a Avenida Ayrton Senna na Barra da Tijuca, Nelson Cardoso e Cândido Benício em Jacarepaguá, e a Avenida Ministro Edgar Romero em Madureira. Terá integrações com a TransOeste, estações de trêm, linhas de ônibus convencionais e a Linha 2 do Metrô.
De acordo com Eduardo Fagundes um dos engenheiros da obra, com o Transcarioca, todo o sistema de transportes urbanos desta área da cidade será reorganizado. “As linhas de ônibus atuais terão seus trajetos redesenhados para privilegiar os bairros e permitir integrações tarifárias e entre diferentes modais. Otimizaremos o uso da frota e o tempo das pessoas, trazendo maior economia, qualidade de vida e novas oportunidades para toda a região. O Rio de Janeiro estará cada vez mais integrado, mais eficiente, servindo melhor sua população e a seus visitantes. Uma cidade ainda mais preparada para seu futuro”, informou.
Participaram do encontro o subprefeito do bairro Tiago Mohamed, o presidente da Acija, Paulo Valente, os engenheiros das obras, Eduardo Fagundes, Luiz Gustavo, Luiz Cláudio do Governo do Estado, Ataíde da CET-RIO e o vereador Chiquinho Brazão.
Fonte: Plantão Barra: Graça Paes