Início Plantão Barra ACIR e ABIH-RJ promoveram o XIV Fórum do Meio Ambiente na Barra...

ACIR e ABIH-RJ promoveram o XIV Fórum do Meio Ambiente na Barra da Tijuca

Matéria com fontes do Portal Informa Rio

 

image001-1

Empenhados em proteger as belezas e o patrimônio natural da Barra da Tijuca e reafirmando o compromisso de conscientizar associados e moradores da região, a Acir Transoeste e a ABIH-RJ promoveram na noite de quarta-feira, dia 19 de outubro, no Hotel Ramada Recreio, o 14º Fórum do Meio Ambiente.  

 

 

O encontro teve como tema os desafios ecológicos do Maciço da Pedra Branca.  Andrei Veiga, gestor do Parque Estadual da Pedra Branca (INEA), fez uma breve apresentação sobre a problemática enfrentada na conservação da área frente à praticas nocivas, como a ocupação desordenada, supressão de vegetação nativa, incêndios florestais, poluição dos rios, caça e captura ilegais de animais nativos e a extração legal e ilegal de minerais. Fazem parte do projeto, as empresas Light, Furnas, Parque Municipal do Grumari e o Mosaico Carioca (instrumento de gestão compartilhada entre a sociedade civil e o poder público voltado para conservação ambiental).

 

 

Para o presidente da ACIR e ABIH-RJ, Alfredo Lopes, a Barra da Tijuca é um destino que envolve atividades comerciais diversas, sendo um polo de eventos, compras, ecoturismo, gastronomia e negócios, por isso a união de esforços do empresariado com o poder público é fundamental para a prosperidade da região: “Temos neste fórum um papel estratégico de identificar e colocar em prática ações que minimizem o impacto ambiental para que o crescimento da região se dê de forma planejada e sustentável”, defende.