Um Rio de Janeiro que busca a parceria pública-privada para recuperar sua lagoa-símbolo (Rodrigo de Freitas), gerenciar a maior floresta urbana do mundo (Tijuca) somando esforços com os governos estadual e federal, gerir as praias para que sejam respeitadas como áreas de proteção ambiental e não apenas espaços de lazer, e desenvolver um novo sistema de transporte rápido por ônibus não poluentes, movidos a energia limpa (biodiesel) – este é o painel que o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, apresentará em Seul, Coréia do Sul, no próximo dia 19 de maio, quando falará também sobre o Projeto do Corredor T5, que ligará a Barra da Tijuca à Penha.
O traçado do Corredor T5, que integrará trechos de ruas e estradas, interligando-os por módulos, receberá como contribuição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente uma intensa arborização e diversas ciclovias, respeitando sempre a história e a cultura dos subúrbios cariocas que esse corredor atravessará.
O encontro na capital sul-coreana será nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio e reunirá as 40 maiores cidades do mundo que desenvolvem ações ambientais de combate ao aquecimento global, e tem o nome de Cimeira Climática de Seul. Muniz viajou nesta sexta-feira em missão oficial, representando o Prefeito Eduardo Paes. A Prefeitura do Rio de Janeiro, que já desenvolve na lagoa Rodrigo de Freitas o projeto Lagoa Limpa em parceria com a EBX, do empresário Eike Batista, quer também deslanchar esse plano de racionalização para modernizar o sistema de transportes da cidade, principalmente nas áreas onde deverão acontecer os próximos grande eventos esportivos: a Copa das Confederações, em 2012; a Copa do Mundo, em 2014; e os Jogos Olímpicos de 2016.
O Vice-Prefeito Muniz acredita que haverá melhoria na qualidade de vida do cidadão 9viagens mais rápidas) e do ar, acrescido do intenso plantio de árvores, com o conseqüente seqüestro de carbono, o que levará o Rio a dar mais uma cota de contribuição na redução dos gases que provocam o efeito estufa, o grande flagelo deste século. “Estamos trabalhando ao lado de Eduardo Paes para termos uma cidade ecologicamente mais correta” – finalizou Muniz.
Fonte: SMAC