Nesta segunda-feira, 29, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes anunciou uma série de ações que serão implantadas nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio. Conforme Paes, equipes das secretarias e órgãos públicos municipais já estão prontas para atuar, a partir desta terça-feira, (30/11), desde que recebam a autorização do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
Entre as medidas anunciadas estão a pavimentação de ruas, recuperação da iluminação pública, reforma de escolas, construção de creches e de um cinema. "A prefeitura tem um papel importante a cumprir a partir de agora porque são áreas que já vêm há muito tempo sofrendo ou por ter serviços públicos inexistentes ou por sua deficiência", afirmou o prefeito Eduardo Paes. Esta semana, um grupo com 600 garis já vai começar a limpar a região e a recuperar praças. “É claro que os serviços vêm sendo feitos de forma precária, mas isso vai ser resolvido daqui pra frente. Não vão faltar recursos para melhorar a vida daquela comunidade", disse o prefeito..
Até o meado de dezembro, a secretaria de obras inicia o programa Asfalto Liso na Estrada da Pavuna, na Avenida Itaóca e na Estrada do Itararé. A Rio Águas também vai fazer a limpeza de cinco rios, e a secretaria de transportes vai regularizar cinco linhas de transporte complementar que circulam nos complexos da Penha e do Alemão.
O prefeito também informou que nesta terça-feira, (30/11) sairá à licitação para as obras do Programa Morar Carioca, no Parque Proletário, orçado em R$ 144 milhões e que as aulas nas escolas municipais próximas ao complexos da Penha e Alemão serão normalizadas. Na sexta-feira, (3/12), também será divulgada a licitação para o novo plano inclinado da Igreja da Penha.
Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes (c/fontes)