O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o de Paris (França), Bertrand Delanoë, assinaram na noite desta terça-feira, dia 27, em coquetel realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo, acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos urbanísticos para a área do Porto, que passa por processo de revitalização. Com a parceria, técnicos do Ateliê Parisiense de Urbanismo vão apresentar sugestões para a região, de maneira que as ruas do entorno ganhem mais charme. Na ocasião, Delanoë recebeu o título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro.
A cerimônia também contou com a presença de Antoine Pouillieute (embaixador da França no Brasil), Hugues Goisbault (Cônsul-Geral da França no Rio) e de Francis Rol-Tanguy (diretor do Ateliê Parisiense Urbanismo), além da secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Márcia Lins, que representou o governador Sérgio Cabral, e de Nelma Tavares (superintendente regional da Caixa Econômica Federal), entre outras autoridades.
Ao som do conjunto “Chorando Baixinho”, formado por alunos e ex-alunos da da Escola de Música Villa-Lobos, o prefeito do Rio destacou a união entre as duas cidades.
– Posso dizer que sempre houve um carinho recíproco entre as duas prefeituras, e a assinatura desse convênio só veio a confirmar isso – disse o prefeito, que também lembrou o fato de que boa parte das empresas francesas sediadas no Brasil está no Rio de Janeiro.
– Na verdade, Rio de Janeiro e Paris têm muito mais do que uma simples relação. Afinal, estamos consolidando uma parceria de troca que não é nova. Já alguns anos a prefeitura de Paris tem apoiado o Rio, com idéias e projetos para a melhoria de nossa população. Tenho certeza que essa parceria vai aumentar cada vez mais.
Eduardo Paes também falou, em seu discurso, da satisfação de conceder o título de Cidadão Honorário do Rio ao prefeito francês, afirmando que a cidade do Rio preza pela hospitalidade aos cariocas de coração vindos de toda a parte do mundo.
– É uma honra conceder esse título ao prefeito Bertrand, mas acredito que, para se tornar carioca, uma pessoa não precisa de título. Basta que simplesmente viva o Rio de Janeiro em toda a sua grandeza.
Em seu discurso, o prefeito francês declarou-se disposto a dar todo o apoio necessário à cidade do Rio neste projeto e nos jogos de 2016.
– É um grande presente para mim apoiar o Rio de Janeiro com atos concretos. Tenho grande confiança nesta parceria e no trabalho que vamos realizar. Vamos nos apoiar no que já foi realizado e fazer algo ainda mais rico, resgatando todo o charme do coração da cidade, que é a Zona Portuária. Por isso, tenho a maior satisfação em dizer: Rio e Paris, boa viagem juntas! – disse Bertrand, que se emocionou com a homenagem.
– A partir de agora posso dizer que tenho orgulho de ser carioca. E vocês não podem imaginar o quanto Paris ama vocês, brasileiros. Sua música, arquitetura e seus artistas são idolatrados em minha cidade.
Em entrevista à imprensa, o prefeito francês, Bertrand Delanoë, detalhou o acordo selado com a Prefeitura do Rio, afirmando que a cidade carioca passará por grande transformação.
– Um novo patrimônio artístico e cultural está nascendo, para dar mais qualidade de vida e harmonia aos cariocas. Serão projetos para as áreas de habitação, transporte e cultura, entre outros. E posso dizer que os jogos Olímpicos de 2016 serão o grande acelerador para a continuidade desse projeto.
O prefeito Eduardo Paes também falou à imprensa sobre as benfeitorias do acordo.
– Paris é uma cidade fantástica, com uma história urbanística importante e larga experiência em transformações urbanas. E eu diria que nossa Zona Portuária é a região mais européia da cidade. Portanto, resgatar essa região com a inspiração parisiense e o apoio da prefeitura de Paris é uma oportunidade de fazer algo bem feito, de transformar a região central do Rio – disse o prefeito carioca, que reafirmou sua intenção de investir “pesado” em conservação.
– Vamos mandar um grupo formado por representantes de diversos órgãos de conservação da prefeitura para a capital francesa, de forma que se inspirem, que aprendam as práticas que possam ser aplicadas aqui.
Fonte: Prefeitura do Rio