Início Plantão Rio Adoção de energias alternativas

Adoção de energias alternativas

Incentivar a população a adotar a energia alternativa será o próximo foco da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Rio, em parceria com a Associação Brasileira de Energias Renováveis e Meio Ambiente (Abeama).  Esta foi a decisão do colegiado durante o VI Workshop da Abeama, que aconteceu nesta quinta-feira (15/10), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o presidente da comissão, deputado Glauco Lopes (PSDB), uma das prerrogativas seria estudar uma legislação mais adequada para a implementação das energias alternativas no estado. "Poderíamos, por exemplo, incentivar a fabricação de equipamentos para a geração de energia solar, que é uma das mais limpas e fáceis de serem utilizadas nas casas e empresas. Devemos, inclusive, aproveitar o volume de empresas vindo para o estado, em virtude dos novos investimentos do Governo federal", afirmou o parlamentar.

Lopes disse ainda que será feito um trabalho de conscientização da população quanto aos benefícios das energias renováveis. "Vamos promover palestras da Abeama nas próximas audiências da comissão na Alerj e, depois, divulgar o conteúdo dos estudos, através de cartilhas e outros materiais gráficos", explicou. O parlamentar também estuda, no momento, a possibilidade da instalação de uma Frente Parlamentar na Alerj para discutir como o estado está utilizando, no momento, as energias alternativas e o que pode ser melhorado.

O presidente da associação, Ruberval Baldini, disse que este é o momento certo para o sucesso das fontes alternativas.  "Trabalho a favor destas energias há 30 anos, e, no início, todos me achavam louco. Hoje, posso ver que os estudos estão dando certo e os custos de uma instalação de energia solar, por exemplo, podem ser pagos em cinco anos, transformado-se em benefícios",  argumentou Baldini. Representantes da Firjan também estiveram presentes no encontro.

Fonte: Alerj