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Aeroporto Internacional de Cabo Frio recebe obras no valor de R$ 8 milhões

 

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos, que tem o foco principal no transporte de cargas, vai melhorar o desempenho em duas frentes de atuação: o embarque e desembarque de passageiros e o apoio offshore ao setor de petróleo. Em razão das demandas da Copa do Mundo e Olimpíadas e da exploração do pré-sal, o Governo do Estado assinou convênio com a prefeitura da cidade para realizar mais uma série de obras no terminal, no valor de R$ 8 milhões.

 

Cerca de 5,6 milhões serão financiados pelo Programa de Auxílio a Aeroportos (Profaa), da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e o restante caberá ao Governo do Estado.

 

As melhorias consistem em ampliar o pátio de aeronaves em 56 mil metros quadrados de área construída, implantação de duas pistas de taxi, sinalização horizontal, painéis de sinalização vertical e sinalização luminosa no pátio de aeronaves. Licitadas pela prefeitura, as obras devem começar dentro de um mês e terminar em dezembro deste ano. Segundo a Secretaria de Transportes, a ampliação beneficiará em especial o transporte de pessoas que trabalham nas plataformas marítimas de exploração de petróleo.

 

Na área de apoio offshore ao setor petrolífero, a previsão é passar a capacidade de pouso atual de 10 para 30 helicópteros por dia, praticamente triplicando o número de passageiros, hoje estimado em 500 pessoas. Esta será a quarta etapa de obras que o Governo do Estado faz no aeroporto, desde a sua construção, na década de 1990, a terceira só na atual administração.

 

– As obras de agora vão dar ao terminal capacidade para receber um número bem maior de aviões de cargas e de passageiros e helicópteros – afirmou o subsecretário de Transportes, Delmo Pinho.

 

Terminal pode ser alternativa para a Copa

O coordenador-geral de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca de Cabo Frio, Ricardo Azevedo, disse que o plano é transformar o aeroporto em porta de entrada e de saída para voos internacionais executivos e privados em função dos megaeventos esportivos.

 

O aeroporto recebeu no ano passado 140 mil passageiros transportados por empresas aéreas regulares, mas também por aeronaves executivas e voos charters vindos da Argentina, Uruguai e Chile, especialmente durante o verão.

 

– Nas Copas da Alemanha e da África do Sul houve congestionamento de aviões executivos e de voos charters nos grandes aeroportos. Queremos viabilizar o Aeroporto de Cabo Frio como alternativa para a Copa – disse o coordenador Ricardo Azevedo.