Início Plantão Brasil Aeroporto Internacional prepara operação especial dia 22 de agosto

Aeroporto Internacional prepara operação especial dia 22 de agosto

2016.08.19-PRESS-TOUR-RIOgaleão_Fabio-Gonçalves13

 

A concessionária RIOgaleão, que administra o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, montou uma operação especial para atender os 85 mil passageiros que devem deixar a cidade na segunda-feira (22/08), após o fim dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com reforço de equipe e equipamentos, o aeroporto da Ilha do Governador se prepara para receber a maior movimentação já vista no local, que recebe em média 40 mil pessoas por dia.  Por isso, a orientação para quem vai viajar neste dia é que chegue ao aeroporto com antecedência de seis horas para voos internacionais, e duas horas para embarques domésticos.

 

 

“Ao longo dos últimos dois anos de trabalho intenso foram feitos investimentos de cerca de R$ 2 bilhões para que o aeroporto estivesse preparado para este momento. Agora, depois de toda a operação de chegada da Família Olímpica praticamente encerrada, vamos dizer que fomos classificados para a final e vamos procurar conquistar a medalha de ouro nesta saída”, brincou Carlos Rodriguez, gerente de operações da RIOgaleão.

 

 

 

Entre os passageiros esperados para o dia 22, a concessionária prevê que 7,5 mil sejam integrantes da Família Olímpica (credenciados para os Jogos) e que 28 mil bagagens sejam despachadas ao longo do dia. Entre chegadas e partidas de aeronaves, a expectativa é de que sejam registrados entre 430 e 450 movimentos, com um recorde de voos charter (que não possuem voos regulares no aeroporto) de 46 aeronaves. O maior número registrado até hoje no aeroporto foi de 10 aeronaves em um único dia, durante a Copa do Mundo de 2014.

 

 

Para agilizar o processo de embarque, além de contar com 174 balcões presenciais de check-in, o aeroporto terá o reforço de 65 balcões de check-in remotos nos sete condomínios e na recepção da Vila dos Atletas, que funcionará entre os dias 21 e 23 de agosto.  As delegações poderão efetuar o check-in, emitir cartões de embarque e despachar bagagens antes de seguirem para o Aeroporto Internacional. Ali, oito equipamentos de raio-x ficarão totalmente dedicados ao processo de despacho de bagagem da família olímpica.

 

O Aeroporto Internacional contou ainda com a adição de 10 equipamentos de raio-x, dois body scans e 12 balcões da Polícia Federal no período dos Jogos. Já a organização de filas e fluxos ganhará o auxílio extra nesta segunda-feira de 135 pessoas contratadas, além de voluntários dos Jogos Rio 2016.

 

 

Para que a despedida do Rio seja festiva, a concessionária preparou uma festa na área de embarque do Terminal 2, com presença da Escola de Samba Mangueira, campeã do Carnaval carioca em 2016; e da Banda Nova, composta por Daniel e Paulo Jobim, neto e filho do maestro Tom Jobim.