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Agência do INSS na Barra agiliza atendimento

A agência da Previdência Social (APS) da Barra da Tijuca está, desenvolvendo desde junho de 2009, um projeto denominado “contato prévio com os segurados” que visa tornar mais ágil o atendimento aos beneficiários da Previdência e facilitar o trabalho dos servidores. O projeto beneficia os segurados agendados para requerer aposentadorias por idade e por tempo de contribuição.

De acordo com a funcionária Sônia de Fátima Viana D`Ávila, “uma semana antes do atendimento do segurado, nós imprimimos as marcações efetuadas daquela semana, consultamos o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e telefonamos para o segurado”. Ela explicou que, com o cadastro de informações em mãos e o segurado do outro lado da linha, fica muito mais fácil a solicitação de informações complementares. “O resultado – diz – é que tal processo agiliza o nosso atendimento e o segurado fica satisfeito. Tem até aqueles que se esquecem da data do agendamento e só lembram quando entramos em contato”.

 Além disso, o projeto da agência Barra da Tijuca traz uma outra vantagem para o segurado pois ele é informado antecipadamente de tudo o que "cairia" em exigência antes mesmo dele entrar na agência.Assim, na data agendada, ele já leva os documentos que faltam para a concessão do benefício, poupando seu tempo, o que acarreta evidentes ganhos.

Para os servidores do INSS, existe uma economia de tempo uma vez que, se o processo caísse em exigência, teria que ser re-analisado na hora do cumprimento. Ou seja todo mundo sai ganhando. Outra vantagem para os servidores é que o pré-atendimento permite fazer uma triagem no agendamento, já que muitos segurados são agendados para aposentadoria que na verdade apenas desejam informações sobre o benefício. O INSS estuda a ampliação do serviço para o salário-maternidade no ainda este ano.

Fonte: INSS