Início Plantão Brasil Agência recebe prêmio do BID

Agência recebe prêmio do BID

CAIXA foi vencedora na categoria Acesso Bancário em prêmio que destaca empresas que são modelo em responsabilidade social
A Caixa Econômica Federal foi premiada no Beyond Banking 2012, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela iniciativa pioneira da agência barco Chico Mendes. A premiação elege as melhores iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa dos principais intermediários financeiros da América Latina e Caribe. A CAIXA foi vencedora na categoria Acesso Bancário (accessBanking), além de ter recebido o maior número de votos entre todos os projetos inscritos (Categoria beyondBanking people’s choice).

Para o vice-presidente de Logística da CAIXA, Paulo Roberto dos Santos, a premiação é um reconhecimento da sociedade à iniciativa da CAIXA de promover acesso a serviços e produtos do banco. “A agência barco é uma inovação em logística, que agrega serviços integrados a conceitos tecnológicos e de responsabilidade socioambiental ao desenvolvimento da região, servindo às pessoas e às suas comunidades”, destaca.

Primeira agência bancária fluvial que se tem notícia no mundo, o modelo da Caixa completou 415 dias de funcionamento em fevereiro deste ano, contabilizando mais de 23 mil atendimentos à população do Rio Solimões. O projeto foi implementado em dezembro de 2010 com o objetivo de fornecer atendimento às populações ribeirinhas que vivem nos municípios da Bacia Amazônica, ampliando as opções de prestação de serviços, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão bancária.

 

A população ribeirinha recebe atendimento dos diversos programas sociais, como Bolsa Família, Cartão do Cidadão, Seguro Defeso, cadastramento de CPF, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e cadastramento do Programa de Integração Social (PIS). Já foram abertas 5.073 contas nas modalidades CAIXA Fácil, corrente e poupança para pessoa física e jurídica. Além dos atendimentos sociais, a agência também concede crédito para aquisição de material de construção, crédito consignado, crédito rotativo, microcrédito, emissão de cartão de crédito e CDC.

 

A agência barco opera no Rio Solimões – trecho Manaus-Coari, com extensão de 350 km, nos municípios de Anamã, Anori, Beruri, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Iranduba e Manaquiri, cujas populações somam aproximadamente 250 mil habitantes, funcionando com cinco empregados, além da tripulação. O barco conta com pintura não poluente, tratamento de resíduos secos, devolução de água ao rio 100% tratada e iluminação de LED, que consome 50% menos energia que a convencional.

 

“O volume de atendimentos e negócios realizados, a conveniência que o canal proporciona à população ribeirinha, os benefícios diretos e indiretos alcançados, a receptividade da solução itinerante pela população e pelos órgãos estaduais e municipais, e a repercussão institucional causada, inclusive internacional, revelam com evidência que a agência Chico Mendes leva efetivamente a efeito a Missão e os Valores da CAIXA, bem como atua em consonância com o seu papel social e institucional”, comenta o vice-presidente Paulo Roberto.

 

Prêmio:
O BeyondBanking está alicerçado em seis pilares de atuação: bancarização, governança corporativa, igualdade, educação financeira, novas tecnologias e meio ambiente. Nove categorias integraram o prêmio, com três projetos indicados para cada uma delas. Para se chegar aos três indicados, profissionais e peritos em ações de sustentabilidade analisaram todos os projetos inscritos. A votação foi aberta ao público pelo site do BID. A premiação será realizada nesta sexta-feira (16) durante reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Montevidéu, Uruguai, que ocorre entre os dias 15 e 19 de março.

 

Fonte:  Assessoria de Imprensa da CAIXA