O recém-lançado modelo hatchback Agile, da marca Chevrolet, da General Motors, foi o grande vencedor, na categoria principal, da eleição "Carro do Ano 2010®", da "Revista Autoesporte". O Agile venceu, na finalíssima, na noite da última segunda-feira (09/11/2009), os concorrentes Citroën C4 hatchback, Fiat 500, Ford Fusion e Honda City.
"Estamos honrados e orgulhosos com esta expressiva conquista do Agile na 43ª edição do tradicional Prêmio "Carro do Ano®" de 2010, da Revista Autoesporte. Esta vitória reflete a excelente aceitação do modelo Chevrolet pelos consumidores logo depois do seu lançamento no mercado brasileiro", destaca Jaime Ardila, Presidente da GM do Brasil e Mercosul.
"O prêmio de Carro do Ano 2010, auferido por um júri que reúne um conceituado grupo de jornalistas especializados, é uma demonstração inequívoca de que o Agile é um carro que vai além da concorrência. Nós dividimos esta honraria com cada um dos 21 mil colaboradores da GM do Brasil, que se empenham todos os dias para oferecer o melhor ao consumidor brasileiro", ressalta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
O evento de premiação ocorreu no Credicard Hall, em São Paulo, e a entrega do troféu à marca Chevrolet – recebido por Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da GM do Brasil -, foi feita por Frederic Zoghaib Kachar, Diretor Geral da Editora Globo.
Outra vitória do Agile foi obtida na enquete realizada por 1.885 internautas do Site Interpress Motor. O modelo da Chevrolet obteve 63,18% dos votos, seguido do Ford Fusion, com 13,69%, Fiat 500, com 9,28%, Honda City, com 8,59%, e Citroën C4 hatchback, com 5,25%.
Prêmio expressivo
Pedro Luiz Dias assinalou que o prêmio conquistado pelo Agile "tem uma importância muito grande não só para a GM do Brasil, mas para a GM de toda a Região do Mercosul". Segundo ele, "a GM tem se reinventado no mundo e no Brasil é, com certeza, a empresa do futuro".
Kachar, da Editora Globo, destacou que, para se chegar ao grande campeão, participaram da escolha 40 modelos, produzidos no Brasil e no exterior, todos vendidos no mercado brasileiro.
Segundo ele, prevaleceram na escolha aspectos ligados à atualidade do projeto, inovação tecnológica, design, economia, segurança, desempenho, satisfação do motorista, conforto, adequação ao mercado e respeito ao meio ambiente.
A linha de veículos Chevrolet vendida no Brasil é a mais completa do mercado, sendo constituída atualmente por 18 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa Hatchback, Corsa Sedã, Agile, Astra Hatchback, Astra Sedã, Vectra GT (hatchback), Vectra Sedã, o sedã Omega, as picapes Montana, S10 Cabine Simples, S10 Cabine Dupla, os monovolumes Meriva e Zafira, e os utilitários-esportivos Blazer e Captiva.
Chevrolet, a recordista de vitórias
Esta foi a 14ª vitória da Chevrolet, a marca que disputa o mercado brasileiro com o maior número de conquistas do prêmio, seguidas da Fiat, com 11, Volkswagen e Ford, ambas com sete títulos cada uma. A Chevrolet também obteve uma sequência histórica de cinco prêmios seguidos, durante os anos de 1993 a 1997. O Monza, com três vitórias, foi o modelo mais premiado do "Carro do Ano®" da Autoesporte. O primeiro prêmio obtido pela Chevrolet ocorreu em 1972, com o modelo Opala, primeiro automóvel produzido pela GM no País. Na década de 90, o Vectra obteve duas vitórias, mesmo feito do Corsa, que se destacou por tê-las conseguido de maneira consecutiva, ou seja, nos anos de 1995 e 1996.
Lista completa – em ordem decrescente por ano – dos prêmios obtidos pela Chevrolet na eleição "Carro do Ano 2010®", da Revista Autoesporte:
2010 – Agile
1997 – Vectra
1996 – Corsa
1995 – Corsa
1994 – Vectra
1993 – Omega
1991 – Kadett
1988 – Monza
1987 – Monza
1983 – Monza
1981 – Chevette
1976 – Caravan
1974 – Chevette
1972 – Opala
Fonte: GM