Agricultores que integram o PROFITO Pedra Branca – receberão do Banco do Brasil um TELECENTRO (Centro de Experiências Digitais), com dez computadores ligados em rede para cursos e oficinas de inclusão digital. A iniciativa é resultado deste projeto desenvolvido por Farmanguinhos/Fiocruz, que conta com a parceria Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil.
A inauguração será no dia 20 de maio de 2009, às 15 h na Estrada do Pacuí, 80, na Associação de Moradores de Vargem Grande, que receberá a doação dos computadores em nome da comunidade. O TELECENTRO funcionará como ferramenta de implantação de ações locais do PROFITO PEDRA BRANCA bem como de outras políticas públicas de desenvolvimento.
O PROFITO PEDRA BRANCA tem como objetivo implantar a produção de plantas medicinais nas comunidades do Maciço da Pedra Branca como alternativa de desenvolvimento socioambiental, monitorando o cultivo, o beneficiamento e a comercialização de plantas medicinais nativas da Mata Atlântica e a Formação de uma Farmácia Viva local, além do fortalecimento das já existentes. Este projeto segue as diretrizes do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (Portaria Interministerial nº 2.960, de 09 de dezembro de 2008).
A cerimônia inaugural contará com a presença de representantes das associações de agricultores de Vargem Grande, Rio da Prata e Pau da Fome, da comunidade local, da Fundação Oswaldo Cruz, do Banco do Brasil dentre outros convidados.
Fonte: Assessoria