Início Plantão Rio Agricultura sustentável transforma vidas

Agricultura sustentável transforma vidas

O Programa Rio Rural, implementado pela secretaria estadual de Agricultura em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios fluminenses, vem melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares no estado. Entusiasmado com o programa, o produtor José Adílio Oliveira Martins, há 62 anos morador da microbacia do Ouro, em Porciúncula, é um exemplo. Ele acompanhou as mudanças e está satisfeito com os resultados.

– Graças a esse trabalho, tomei consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e passei a enxergar um futuro melhor para mim e para os meus descendentes – lembrou.

O agricultor fez questão de falar sobre a transformação na vida das quase 800 famílias que residem na Microbacia do Ouro desde que os técnicos da Emater-Rio, executora do programa Rio Rural, iniciaram suas ações. Para ele, as pessoas mudaram de comportamento e passaram a se comprometer com a preservação do meio ambiente.

– Vários exemplos podem ser citados como a criação de áreas de proteção das nascentes, de recomposição de matas ciliares, de criação de gado leiteiro com sistema de pastejo rotacionado de forma a liberar as encostas para as matas nativas, e muitos outros – destacou.

A segunda etapa do Programa Rio Rural foi lançada , em Itaocara, pelo governador Sergio Cabral, pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, e pelo diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop. A cerimônia marcou um momento muito especial para a agricultura fluminense e para a vida de centenas de agricultores familiares fluminenses.

O secretário anunciou que o Rio Rural, que conta com recursos de US$ 39,5 milhões do Banco Mundial e igual contrapartida do governo estadual, será ampliado para todo o Estado.

– Os recursos que conseguimos graças às parcerias e ao apoio do nosso governador serão aplicados em incentivos diretos aos produtores familiares para a sustentabilidade de suas práticas conservacionistas, infraestrutura e saneamento rural – ressaltou.

De acordo com Ademir das Virgens, técnico agrícola da Emater-Rio que acompanha os produtores da Microbacia do Ouro, o trabalho realizado é gratificante e de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do estado.

– Procuramos atender as demandas apresentadas pelos agricultores e incluímos práticas de preservação ambiental – informou.

Para os produtores rurais que estiveram presentes no evento em Itaocara, a vida do homem do campo também vai melhorar com o programa Estradas da Produção, outra grande iniciativa da secretaria de Agricultura e que proporcionou a aquisição de 120 equipamentos e implementos agrícolas como nunca visto na história do Estado do Rio de Janeiro. As patrulhas mecanizadas vão proporcionar a recuperação e a manutenção das estradas vicinais, fundamentais para o escoamento da produção agropecuária. 

Fonte: Gov Estado