Início Plantão Rio Ajuda para dragagem de lagoa em Macaé

Ajuda para dragagem de lagoa em Macaé

O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado André Lazaroni (PMDB), vai pedir ao Governo do estado que auxilie a Prefeitura de Macaé na dragagem do canal extravasor da Lagoa de Imboassica. "A prefeitura está fazendo o dever de casa, investindo em saneamento e em macrodrenagem. O que a lagoa precisa, e a prefeitura também já demonstrou total interesse em realizar, é a dragagem e a obra do canal extravasor. Vou ao governador Sérgio Cabral pedir apoio nestas intervenções", declarou o parlamentar. Lazaroni esteve em Macaé nesta quarta-feira (13/01) a convite do prefeito Riverton Mussi para vistoriar a Lagoa de Imboassica, onde, no último fim de semana, houve uma grande mortandade de peixes.
 
Durante a vistoria, Mussi anunciou a realização da obra de saneamento do bairro Novo Cavaleiros, avaliada em cerca de R$ 10 milhões. Segundo ele, o local já está sendo beneficiado com obras de macrodrenagem e o saneamento vai complementar a infraestrutura do bairro. "Neste ano, uma das prioridades da prefeitura é a despoluição da Lagoa de Imboassica. Por isso, no dia 23 de fevereiro, vamos assinar com a empresa vencedora da licitação o início das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central", citou. A ETE Central ficará localizada na Linha Verde. De acordo com o prefeito, outra preocupação é ampliar a rede de esgoto domiciliar que está ligada às ETEs. "Vamos fazer a rede do São Marcos e do entorno e enviar para a ETE Mutum, que vai começar a operar", detalhou.
 
Além da ETE Central e da ETE Mutum, o prefeito informou que outras duas estações serão construídas: uma para atender os bairros Nova Holanda e Nova Esperança e outra para atender o Aeroporto e seu entorno. O prefeito pediu aos técnicos ambientais um estudo para verificar a possibilidade da construção de outra ETE nos arredores da Lagoa de Imboassica. O secretário Municipal do Meio Ambiente, Maxwell Vaz, destacou que a visita da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj foi importante para ajudar nas reivindicações do município junto ao Governo do estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). "A dragagem da lagoa e a obra no canal extravasor são fundamentais para a fauna e flora local, além das obras de saneamento que a prefeitura já está realizando", afirmou Vaz.
 
Para o secretário Municipal de Governo de Macaé, André Braga, o "somatório de esforços entre prefeitura e Governo do estado vai ajudar na despoluição da lagoa". "Será muito importante este contato com o Governo estadual na busca pela recuperação e conservação ambiental deste que é um verdadeiro cartão postal da cidade: a Lagoa de Imboassica", disse.

 

 

Fonte: Alerj