Início Cultura Alerta de gatilho: “Amnésia”, uma carta de adeus escrita em 160 páginas

Alerta de gatilho: “Amnésia”, uma carta de adeus escrita em 160 páginas

Personagem suicida é protagonista em livro de estreia do escritor Ricardo Lima, ficção policial intensa que será tema de Leitura Coletiva

Todos têm um lado sombrio e Amnésia vai ajudar a explorar o seu. Suicida, o protagonista narra a própria carta de despedida. Esta ficção policial, do autor Ricardo Lima, convida a imergir na história do narrador, um homem derrotado pela vida.

Antes de partir, o protagonista conta os motivos que o levaram se tornar um serial killer minucioso. Em meio à leitura densa, não se espante caso comece a torcer pelo “vilão”.

Nesta jornada, você vai enxergar as angústias de um menino desorientado num mundo maldoso e, posteriormente, os pensamentos obsessivos de um homem cheio de traumas, mas ardiloso – um verdadeiro “monstro” fruto do amadurecimento precoce e da pressão psicossocial.

O livro traz à tona temas delicados e que ainda são tabus: pedofilia, estupro, problemas psicológicos, drogas e suicídio, como prova de que a ficção também é lugar de fala e reflexão.

Segundo o autor Ricardo Lima, a obra também serve de alerta para os pais e familiares prevenirem e identificarem situações de violência e pedofilia. “Quis abordar uma temática mais dramática e até violenta, exemplificando e alertando o que a negligência pode causar na vida das pessoas”, diz.

Faça sua inscrição!

Ao todo, 30 blogs e IG’s literários serão selecionados para receber o livro físico, discutir sobre a trama e resenhar a obra. A Leitura Coletiva terá dois encontros para debater o enredo; o último com a presença do autor. No dia, ele estará disponível para responder a perguntas e revelar curiosidades sobre a trama.

As inscrições seguem até o dia 24 de janeiro, neste link: https://forms.gle/JwJ5recbX99jcQu48.

Confira a sinopse: Crimes e criminosos agraciados pela impunidade da justiça (dos deuses, dos homens…) podem fazer surgir pessoas que cometem crimes contra os impunes, mas também anseiam a impunidade como recompensa de ter feito justiça. Traumas de infância associados a este senso de justiça distorcido (ou não) e uma boa dose de loucura rondam essa ficção, que pode ser mais real e atual do que você imagina.

Conheça o autor: Ricardo Marcelino de Lima, é o caçula de 4 filhos de Josefa e Renalvo. Paulista de sangue nordestino, branco de sangue cafuzo, é professor de Taekwondo e Educação Física, mas se dedica à escrita desde a infância. É também terapeuta integrativo, apaixonado por rock, fã da natureza, admirador do surreal e amante da ciência.

Faça a sua inscrição!