Início Plantão Brasil Alerta na administração do FGTS

Alerta na administração do FGTS

Uma atenção especial na administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É o que pediu o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) na tribuna do Senado na última quarta-feira. O parlamentar lembrou  ainda que,  o Fundo é um patrimônio do trabalhador brasileiro.
— É preciso que estejamos seguros de que esse dinheiro está sendo utilizado com probidade e competência — disse.
Segundo Garibaldi, o FGTS tem duas missões fundamentais. A primeira é que serve para amparar o trabalhador em momentos críticos da vida, como em situações de perda do emprego.
— São momentos em que o trabalhador precisa ter um mínimo de recursos que lhe permitam recomeçar a carreira profissional e lhe possibilite, igualmente, garantir a manutenção da família — disse.
A segunda missão do FGTS, de acordo com a explicação de Garibaldi Alves Filho, é a de propiciar investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura, que resultam em melhoria da qualidade de vida da população.
— Temos de zelar pelo equilíbrio entre as duas missões. Não podemos descuidar dos investimentos, mantendo em caixa recursos muito mais além daqueles necessários para honrar os compromissos com os trabalhadores. Mas, também, não podemos gastar tanto que coloque em risco a saúde financeira do Fundo — avaliou.
Garibaldi afirmou ainda ser fundamental que os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço sejam aplicados, efetivamente, nas áreas previstas, impedindo-se derivações que o canalizem para outros setores da economia.
O senador manifestou, também, sua preocupação com as taxas de remuneração das contas vinculadas ao FGTS. Segundo Garibaldi, somente em 2008, os trabalhadores tiverem perda real de 1,22%, considerando o rendimento de 4,68%, aplicado ao fundo, em comparação com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), medidor oficial da inflação no País, que chegou a 5,9%.

Fonte: Agência Senado