Os cem alunos das três turmas da Escola Carvalho Hosken de Hotelaria visitaram, na terça-feira (26/1), o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Principal palco das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio, o complexo esportivo vai sediar 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas a partir de agosto. A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, e o presidente da Carvalho Hosken, Carlos Carvalho, acompanharam o passeio.
– Fiquei impressionada com a dimensão e a estrutura de cada arena esportiva; dos centos de mídia e transmissão, que receberão os jornalistas; e dos hotéis do entorno. Foi maravilhoso ver a alegria dos jovens de estarem no principal palco das Olimpíadas e das Paralimpíadas do Rio. Com a formação em hotelaria, eles poderão trabalhar durante os Jogos e ajudar a receber atletas e espectadores de todo o mundo – disse Maria Lucia.
Para Carlos Carvalho, a visita ao Parque Olímpico reforça a importância do curso de hotelaria oferecido no Hotel Hilton Barra, já que a principal proposta do projeto é suprir a demanda do setor hoteleiro em 2016, principalmente por conta dos eventos esportivos que a cidade do Rio de Janeiro sediará.
– Estar aqui aumenta a importância do curso que esses jovens estão fazendo e o papel de cada um durante os Jogos – ressaltou presidente da Carvalho Hosken.
Conduzido por Fernando Pacheco, diretor-presidente do RioMais, consórcio responsável por parte das obras do complexo, o grupo caminhou pela Via Olímpica, de onde é possível ver sete arenas onde serão realizadas competições de basquete e natação, entre outros esportes, nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio.
Os jovens puderam ainda entrar na Arena Carioca 1, onde serão disputadas partidas de basquete nos Jogos Olímpicos, e basquete e rugby em cadeira de rodas na competição paralímpica, e também conhecer o Centro Internacional de Mídia e o Centro Internacional de Transmissão, que receberão os jornalistas durante os eventos.
Aluna da primeira turma do curso de hotelaria, Taynara Maria, de 19 anos, ficou encantada com a oportunidade de conhecer as instalações do Parque Olímpico.
– A visita foi ótima. Foi uma experiência nova. Nunca imaginei que seria uma das primeiras pessoas a visitar o principal palco das Olimpíadas – destacou a jovem.
Luiza Botelho, de 18 anos, estudante da turma iniciada em janeiro, já sonha com um emprego durante os eventos esportivos deste ano.
– Comecei o curso há pouco tempo e acho que é uma oportunidade de conseguir um emprego durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas – afirmou Luiza, que deseja trabalhar como recepcionista.
Sobre a Escola de Hotelaria
A Escola de Hotelaria é uma parceria entre Carvalho Hosken, RioSolidario, hotel Hilton Barra, Senac RJ e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). A proposta do projeto é formar mão de obra para suprir a demanda do setor hoteleiro em 2016, oferecendo um total de 200 vagas para jovens de 18 a 24 anos.