Início Plantão Rio Alunos da rede municipal aprendem sobre sustentabilidade no Green Nation Fest

Alunos da rede municipal aprendem sobre sustentabilidade no Green Nation Fest

 

Com o lema “Ver, ouvir e sentir”, a primeira edição do Green Nation Fest – que chega ao final nesta quinta-feira – encantou seus visitantes, especialmente os alunos da rede municipal do Rio de Janeiro, que puderam vivenciar através de atividades audiovisuais os maiores problemas ambientais enfrentados pelo planeta atualmente. Instalado na Quinta da Boa Vista, o evento ocupou 12 mil metros quadrados do parque e atraiu cerca de 500 alunos por dia.

 

Durante os oito dias de festival, os estudantes participaram, entre outras atividades, de simulações de queimada, enchente e do degelo de icebergs em telas de 360° e imagens em 3D. Recursos que tornaram a discussão do tema “sustentabilidade” de fácil compreensão para os alunos.

Evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Green Nation Fest recebeu a visita de escolas como a Grécia (Vila da Penha), Conjunto Praia da Bandeira (Ilha do Governador) e Cardeal Arcoverde (Madureira). Segundo os professores, além das atividades em sala de aula, era necessário que os alunos vivenciassem o que só conheciam na teoria.

 

– A possibilidade de vivenciar situações como a de uma geleira derretendo, uma enchente inundando a residência, de fato, conscientiza de maneira definitiva os nossos alunos. Eles ficaram tão encantados com as atividades do Green Nation que propuseram uma exposição na escola sobre o que viram aqui – disse a professora Ana Carla Ferreira, da Escola Municipal Cardeal Arcoverde.

A jovem Michelle de Souza, 13 anos, aluna da E.M Praia da Bandeira, afirmou ter saído do evento incentivada a rever suas atitudes:

 

– Gostei muito de ter vindo. Aprender sobre sustentabilidade na escola é totalmente diferente de vivenciar o tema, ao vivo. A partir de agora, vou modificar algumas atitudes e me mobilizar a cuidar mais do nosso planeta. E acredito que outros colegas também saíram daqui com esse sentimento – falou Michelle.

Os efeitos do aquecimento global foram, sem dúvida, a grande atração da primeira edição do Green Nation Fest. Um dos mais visitados pelos alunos foi o da enchente. Em uma casa, perfeitamente ambientada, os visitantes foram convidados a se sentar diante de uma TV para assistir a reportagem que anuncia a ocorrência de enchentes naquela localidade. Em poucos minutos, a tempestade chega e a sala de jantar é totalmente inundada. Os visitantes são orientados a se proteger em um canto seguro da sala.

A estudante Thainá de Oliveira, de 15 anos, aluna da Escola Municipal Pará, apontou esta simulação como a sua preferida:

– A simulação da enchente foi a mais próxima da nossa realidade, pois grande maioria dos alunos vive em comunidades. Aprendemos muito com isso, principalmente a não depositar o lixo em locais errados. Cuidar bem do planeta é fundamental para o nosso futuro nele – afirmou a aluna.

Pablo Santos da Silveira, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Grécia, convocou os seus colegas a respeitar e cuidar mais da natureza:

– O meio ambiente merece e precisa ser preservado. Somos responsáveis por ele – concluiu o estudante.

Entre outras atrações do festival, os alunos também se divertiram (e aprenderam) com o “Gol de Bicicleta”, onde, através de pedaladas, puderam gerar energia para o seu time de coração e marcar um gol.

Realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), o festival contou com o apoio da Prefeitura do Rio. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, o evento estará de volta no próximo ano e poderá entrar para o Calendário Oficial da cidade.

 

Fonte: Prefeitura do Rio