Início Sem categoria Alunos do Estado se destacam em Olimpíadas de Matemática

Alunos do Estado se destacam em Olimpíadas de Matemática

Aos 15 anos, Thatiana Lisboa Pereira está se tornando uma medalhista olímpica. Nesta quarta-feira (19/06), a aluna da rede estadual recebeu a tão sonhada medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2012. Ela fez parte dos 500 estudantes do país premiados em cerimônia realizada no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.

 

 

Além dela, outros dois adolescentes matriculados em unidades do Estado se destacaram na solução de problemas e conquistaram a medalha dourada, oito, a de prata e 21, a de bronze. Outros 626 jovens receberam Menção Honrosa na competição que teve mais de 19 milhões de inscritos. De acordo com o secretário de Educação, Wilson Risolia, o Rio de Janeiro também vem melhorando sua participação na OBMEP.
 

“Nossa rede conquistou 32 medalhas, contra 20 do ano passado. Eu não poderia receber presente melhor. Vocês são exemplo vivo de que perseverar vale a pena. Somos muito gratos pelo que representam ao país”, disse Risolia.
 

Aluna do Colégio Estadual Augusto Spinelli, em Nova Friburgo, Thatiana virou o orgulho do município. Em 14º lugar no ranking estadual, a adolescente participou três vezes do concurso. Ganhou Menção Honrosa em 2009, medalha de bronze no ano seguinte e agora têm a de ouro.

 

“Estou muito orgulhosa. Foi a primeira medalha de Friburgo e queremos mais. Já falei com meu professor e estou formando um grupo de alunos para estudarmos e conseguirmos mais medalhas”, afirmou Thatiana.
 

Os outros dois medalhistas de ouro da rede foram Cesar Pontes de Oliveira Junior, do C. E. Erich Walter Heine, em Santa Cruz; e Daniel Santana Rocha, do C. E. Engenheiro Bernardo Sayao, em Jacarepaguá. Todos os três alunos dourados já estão participando do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-OBMEP), que conta com bolsa mensal concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades envolvem participação em um fórum virtual e encontros presenciais.
 

 

Os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, também participaram da premiação. Mercadante anunciou que os medalhistas poderão participar do programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor sem ter que passar por processo seletivo. O projeto voltado é para quem quiser cursar ciência nas áreas de Matemática, Química, Física e Biologia.
 

“Vocês vão receber uma bolsa R$ 150 por mês, mas a contrapartida é que terão que trabalhar com os monitores na escola, ter responsabilidade com os outros alunos, e terão um professor só para acompanhar o trabalho de vocês. Precisamos de interessados nessas disciplinas e vamos começar a trabalhar já no Ensino Médio”, explicou o ministro.

 

Governo do Estado